Portal IFNMG - Publicado edital do Pibed, para seleção de projetos de extensão com bolsas para estudantes do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 08h23 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 08h41

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) do IFNMG publicou o Edital nº 84/2023, que dispõe sobre o processo seletivo para submissão de projetos de extensão em atendimento ao  Programa Institucional de Bolsas de Extensão aos Discentes (PIBED). No total, serão disponibilizados R$ R$ 214.787,34 para pagamento de bolsas a estudantes de nível superior e de cursos técnicos de nível médio nos 11 campi do Instituto.

As propostas deverão ser elaboradas e enviadas pelos coordenadores dos projetos, no módulo extensão/projetos/submeter projetos do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), de 20 de março a 16 de abril.

Podem ser proponentes do projeto servidores efetivos do IFNMG, docentes e técnico-administrativos, desde que não estejam em período de afastamento/licença. Docentes substitutos, docentes temporários, servidores visitantes e colaboradores externos somente poderão participar como membros da equipe executora. Cada proponente pode apresentar, na condição de coordenador, no máximo, duas propostas.

Os projetos devem ser executados de junho a dezembro de 2023 e precisam necessariamente atender à comunidade externa, dentro de uma das seguintes áreas temáticas: Comunicação; Cultura e arte; Direitos humanos e justiça; Educação; Meio ambiente e recursos naturais; Saúde; Tecnologia e produção; Trabalho; e Multidisciplinar.

As propostas pré-selecionadas nos campi serão enviadas pela Diretoria/Coordenadoria de Extensão de cada Campus para a PROEXC, por meio do SUAP, que encaminhará para avaliadores externos ao Campus de origem da proposta, designados pela PROEXC. A divulgação do resultado final da seleção será em 2 de junho.

Posteriomente, os estudantes bolsistas serão selecionados pelos coordenadores dos projetos contemplados pelo edital do PIBED. Os valores mensais das bolsas serão de R$ 500 para os estudantes de nível superior e de R$ 266,50 para os cursos técnicos de nível médio. As bolsas terão duração de até seis meses.

Para mais informações, consulte o Edital nº 84/2023 e seus anexos.