Portal IFNMG - IF na Praça busca aproximar o IFNMG-Campus Januária da comunidade Januarense Ir direto para menu de acessibilidade.

IF na Praça busca aproximar o IFNMG-Campus Januária da comunidade Januarense

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 09h37 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 14h01

62374507_2743822092300853_551836476434808832_o.jpg

A praça pública é uma das imagens que mais se identifica com a filosofia. Na concepção socrática, a praça é um lugar propício para reflexão e difusão do conhecimento. Nesse sentido, foi buscando uma atuação mais próxima da comunidade januarense que o IFNMG-Campus Januária resolveu levar parte do potencial dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da instituição, por meio do ensino da pesquisa e da extensão, para a Praça Tiradentes, no centro da cidade, na última terça-feira, dia 11/06.

O evento, intitulado IF na Praça, partiu da iniciativa de a instituição extrapolar os seus muros, permitindo, assim, que um número maior de pessoas, principalmente aquelas que ainda não conheciam o Campus Januária, por razões diversas, passassem a conhecer um pouco daquilo que ele oferece.

Na oportunidade, foram montados estandes em várias áreas do conhecimento, cujos trabalhos foram apresentados pelos próprios estudantes, sob a coordenação dos seus docentes. Conforme era de se esperar, o evento superou a expectativa, devido a recepção do público, que calorosamente acolheu a instituição, resultando num intenso fluxo de pessoas a visitarem os estandes. Conforme a programação, o evento contou também com apresentação cultural, número musical e música ao vivo.

62425269_2743814252301637_3862803103946375168_o.jpg

Para o Diretor Geral, professor Cláudio Mont' Alvão, um momento como este é de suma importância, tendo em vista que levar a escola para a praça, é uma oportunidade de apresentar para a comunidade um pouco dos trabalhos que são desenvolvidos no âmbito da instituição e que muitos não têm conhecimento. "O IF na Praça facilita o acesso à comunidade, já que o campus fica a alguns quilômetros da cidade, disse o professor". Na oportunidade, o professor Cláudio, também externou a sua satisfação com o evento, ressaltando o envolvimento do público e a interação de servidores e estudantes. " Um evento que tem que ser realizado todos os anos, acrescentou, o diretor .

Para a estudante, Joice, do 3º ano do curso Téncico em  Meio Ambiente, mesmo sendo aluna e inserida na instituição, muita coisa do que foi apresentado na Mostra, ela ainda não tinha conhecimento. Para Joice, o IF na Praça foi também um excelente momento de apresentar o potencial da instituição para a comunidade.

A importância de extrapolar os muros da instituição e levar o Instituto para a comunidade foi sem dúvida uma fala que se repetiu em muitas vozes durante o evento, sendo que a satisfação, entusiasmo e comprometimento por parte de docentes, técnico-administrativos,  discentes, coordenadores e diretores de departamentos foram percebidos por todos. Cada um fazendo a sua parte e procurando apresentar os seus trabalhos com muito profissionalismo e da forma mais didática possível.

64324126_2743815165634879_369241598317297664_o.jpg

Parabéns a todos os envolvidos! Que venham os próximos IF na Praça.

Confira fotos aqui