Portal IFNMG - Professores podem enviar propostas de trabalho para o Rondon Operação Mangabeiras, que será realizado em Sergipe Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professores podem enviar propostas de trabalho para o Rondon Operação Mangabeiras, que será realizado em Sergipe

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 18h19 | Última atualização em Quarta, 12 de Julho de 2023, 09h12

O maior projeto de extensão universitário do país, o Rondon, está com inscrições abertas para a Operação Mangabeiras. Para que o IFNMG participe pela segunda vez do projeto, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) informa que os professores do Instituto têm até o dia 3 de agosto de 2023 para encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. propostas de trabalho conforme as regras do Edital nº 01/2023, que trata do Processo Seletivo das Instituições de Ensino Superior (IEE) para Participação na Operação de Janeiro 2024, denominada de Operação Mangabeiras do Projeto Rondon. 

A Operação Mangabeiras será realizada no estado de Sergipe, entre os dias 18 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024, nos municípios a seguir: Areia Branca, Campo do Brito, Cedro de São João, Cumbe, Divina Pastora, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Itabi, Malhada dos Bois, Moita Bonita, São Francisco e Tomar do Geru. O Centro Regional (CR) será na cidade de Aracaju.

Coordenado pelo Ministério da Defesa (MD), o Projeto Rondon visa buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população, a partir da participação voluntária de estudantes de graduação. Além das instituições de ensino superior, o projeto conta com a parceria de diversos ministérios, das Forças Armadas, de governos estaduais, prefeituras municipais e empresas socialmente responsáveis.

Propostas de trabalho e contribuições para a sociedade

As propostas de trabalho deverão ser orientadas para a região abrangida pela operação, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida nas comunidades atendidas, além do fortalecimento da cidadania do estudante universitário. Para tanto, as propostas de trabalho devem abranger uma das seguintes áreas temáticas:

- Conjunto “A”: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde;
- Conjunto “B”: Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho;
- Conjunto “C”: Cobertura Jornalística e Produção de conteúdo.

As proposições devem apresentar: diagnóstico regional, objetivos, metodologia, atividades previstas, público-alvo, carga horária, benefícios esperados para a comunidade e, ao final, cronograma geral.


O edital para o projeto Rondon também está disponível no site www.ifnmg.edu.br/extensao. A primeira etapa da seleção ocorre no âmbito institucional, já que o IFNMG pode apresentar apenas uma proposta. Desse modo, professores do IFNMG têm até o dia 03 de agosto para elaborar e enviar propostas de trabalho para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


 O Edital nº 01/2023 preconiza que as equipes sejam formadas a partir de uma composição multidisciplinar. Cada equipe será composta por 10 rondonistas, sendo 2 professores e 8 alunos dos cursos de graduação. Os alunos deverão estar cursando a partir da segunda metade do curso de graduação e não há a necessidade de comunicar, no momento do envio da proposta, a relação dos discentes.

 Os interessados em participar do edital devem preparar a proposta e encaminhá-la à Pró- Reitoria de Extensão e Cultura por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 03 de agosto de 2023. O IFNMG poderá apresentar apenas uma proposta de trabalho escolhendo as ações do conjunto “A” ou “B” previstas no Edital nº 01/2023. Assim , a Proexc selecionará apenas uma proposta para ser enviada com base nos mesmos critérios de seleção adotados pela chamada do Rondon, conforme o “Anexo C - Ficha de Avaliação das Propostas”. Clique aqui para acessá-la.

IFNMG no Rondon 2022

WhatsApp Image 2023 07 11 at 16.29.28Para a edição de 2022, o IFNMG teve duas propostas apresentadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) aprovadas. A proposta selecionada para o projeto foi “Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade e Inclusão Digital nos Gerais", que ficou em 1º lugar entre as 12 classificadas de todo o país

 O IFNMG participou pela primeira vez do Rondon no ano passado, de 30/06/2022 a 17/07/2022, atuando no município de Ibiracatu (MG), no conjunto "B": Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.

“Ofertamos oficinas e minicursos nas mais diversas áreas como: meio ambiente, saúde, informática, comunicação, direito e legislação. Foram atendidas, diretamente, 1453 pessoas, com a realização de 20 diferentes oficinas realizadas nos três turnos durante todo o período da operação. A Operação Rondon das Minas Gerais impactou, diretamente, mais de 40 mil pessoas”, destaca o pró-reitor de Extensão e Cultura do IFNMG, Rony Enderson de Oliveira.

O pró-reitor de Extensão e Cultura reforça o convite para que o corpo docente envie propostas, evidenciando que a participação dos professores e dos discentes no projeto Rondon é de suma importância por possibilitar trocas de conhecimentos e experiências: “Não são apenas os profissionais que fomentam o conhecimento, os docentes também aprendem e exercitam as habilidades de compreensão em relação às diferenças culturais e ao papel da extensão o de acordo com a necessidade de cada realidade”.

Fim do conteúdo da página