Portal IFNMG - Faça o curso gratuito “Design para sustentabilidade: educação para a vida comunitária”; a proposta articula-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 08 de Janeiro de 2024, 15h31 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 20h41

O IFNMG-Campus Diamantina publicou o Edital nº 205/2023 com as regras e orientações sobre o Processo Seletivo da turma 2024  para o curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC) de “Design para sustentabilidade: educação para a vida comunitária”. O edital prevê 40 vagas. O período de inscrições é de 15/01/2024 a 16/02/2024, e a seleção será por ordem de inscrição.

O curso será ofertado na modalidade semipresencial com início previsto para março de 2024. O curso possui carga horária de 160 horas e duração de seis meses (24 semanas). Os encontros para as aulas, conforme previsto no Edital nº 205/2023, acontecerão às sextas-feiras, no período noturno, e aos sábados.

Especificamente, as aulas síncronas acontecerão uma vez ao mês pelo Google Meet, na sexta das 19h às 21h30 e no sábado das 8h às 11h30 e de 13h30 as 15h30. O curso também terá um encontro inspirador a cada mês de duas horas em um dia útil do mês. O dia será informado posteriormente. Além das aulas e dos encontros inspiradores, haverá uma imersão presencial de 40 horas cujo período será informado após o início do curso. A imersão presencial poderá ser realizada na região de Diamantina ou na região do estudante mediante anuência do coordenador do curso e parcerias com parceiros nas regiões.

Essa será a 5ª edição do curso, a segunda na modalidade semipresencial. A 1ª edição do curso ocorreu na Comunidade Quilombola São João da Chapada, em Diamantina (MG).

Clique aqui e acesse o formulário eletrônico para inscrição (a partir do dia 15 de janeiro de 2024).

Resultado Preliminar Curso Design para Sustentabilidade 2024 - IFNMG Campus Diamantina

Resultado Final Curso Design para Sustentabilidade 2024 - IFNMG Campus Diamantina

Curso inspirado no Programa Educacional do Gaia Education

O curso foi organizado inspirado no Programa Educacional do Gaia Education | Design para Sustentabilidade, um programa inovador, presente em 55 países, que têm como base o currículo 'EDE - Ecovillage Design Education', desenvolvido a partir de experiências de ecovilas ao redor do mundo. Clique aqui e saiba mais sobre a Gaia Education.

Articulado com o Global Action Programme da Unesco, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), sua abordagem sistêmica provê conteúdos e vivências que incentivam e facilitam o design para sustentabilidade nas dimensões social, econômica, ecológica e visão de mundo.

Com uma visão global adaptável às realidades locais, o programa oferece aos estudantes ferramentas que apoiam o seu desenvolvimento enquanto agentes de mudança em suas comunidades, bairros, cidades e biorregiões.

Entre os objetivos do curso, destacam-se: promover a ecologia de saberes; apresentar visões e práticas que estimulem a transição pessoal e coletiva para além da sustentabilidade, rumo a uma cultura regenerativa; oferecer aos participantes ferramentas que apoiam o seu desenvolvimento enquanto agente de mudanças; estimular a reflexão sobre aspectos relevantes para nossa sobrevivência como espécie humana e a emergência de uma cultura de parceria e cooperação; possibilitar a descoberta da potência pessoal de cada um, por meio da exposição e conhecimento de nossas vulnerabilidades; resgatar o sentido de comunidade e interdependência; e promover o desenvolvimento comunitário sustentável.

Dúvidas e informações acerca dessa seleção poderão ser encaminhadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Clique aqui e acesse o Edital nº 205/2023.