Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG Campus Diamantina participam da 5ª Oficina de Confecção dos Tapetes Devocionais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 15h14 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2023, 10h46

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina promoveu, no último mês, a 5ª Oficina de Confecção dos Tapetes Devocionais, em comemoração ao dia de Corpus Christi. O evento ocorreu no centro histórico de Diamantina, Minas Gerais, e contou com a presença de estudantes do IFNMG, que tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência enriquecedora.

No dia 16 de maio, os estudantes do IFNMG marcaram presença na abertura da oficina, realizada no Teatro Santa Izabel. Esse momento proporcionou aos jovens aprofundar sua compreensão sobre os aspectos históricos e sociológicos do território de Diamantina, bem como a relevância turística local. A imersão nesses conhecimentos contribuiu para valorizar as tradições culturais e religiosas da região.

Uma das atividades que ampliaram o conhecimento dos participantes foi a visita ao laboratório de tingimento, momento em que puderam aprender técnicas aplicadas no processo de confecção dos tapetes. Essa oportunidade permitiu que os estudantes compreendessem os materiais, cores e processos envolvidos na criação de obras devocionais tão significativas.

A realização da oficina ocorreu por meio de atividades extracurriculares formalizadas via projeto de extensão, com inscrições abertas para todos os alunos do ensino médio integrado do IFNMG Campus Diamantina, coordenado pela profa. Flor Murta, com a participação dos servidores prof. Antônio Flávio Rabelo, Clarice David, profa. Dayse Lúcide, Maria Aldenise Soares e Marli Froes.

Para a profa. Flor Murta "a ação representou uma experiência estética significativa em diálogo com a cidade e suas tradições e também foi uma oportunidade de integração e troca de saberes envolvendo servidores, estudantes e moradores de Diamantina".