Portal IFNMG - Edital 11/2020 - Processo Seletivo para preenchimento de vagas do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC): “Design para Sustentabilidade: Educação para a Vida Comunitária modalidade presencial” Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Edital 11/2020 - Processo Seletivo para preenchimento de vagas do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC): “Design para Sustentabilidade: Educação para a Vida Comunitária modalidade presencial”

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 15h11 | Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2020, 12h43

O DIRETOR GERAL DO CAMPUS DIAMANTINA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS - IFNMG, Júnio Jáber, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria nº 969 de 04 de dezembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União de 05 de dezembro de 2014, torna público o presente Edital, contendo as normas referentes ao PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC): “Design para Sustentabilidade: educação para a vida comunitária MODALIDADE PRESENCIAL”.

 Edital 11/2020 - Design para Sustentabilidade: educação para a vida comunitária MODALIDADE PRESENCIAL 

  Formulário de Inscrições 

 Edital 12/2020 - Retificação do Edital 11/2020 

 Edital 14/2020 - 2ª Retificação do Edital 11/2020 

 Edital 19/2020 - Resultado Preliminar 

 Edital 20/2020 - Resultado Final 

O Curso: Design para Sustentabilidade: educação para a vida comunitária

design curso

Este curso foi construído sob inspiração do Gaia Education | Design para Sustentabilidade, um programa inovador, presente em 48 países, que tem como base o currículo 'EDE - Ecovillage Design Education', desenvolvido a partir de experiências de ecovilas ao redor do mundo.

Gaia Education constitui-se como ‘educação para a vida comunitária’, apresentando visões e práticas que incentivam a transição pessoal e coletiva para além da sustentabilidade, rumo a culturas humanas regenerativas, aplicáveis a projetos, empreendimentos, assentamentos, organizações da sociedade civil, comunidades rurais e urbanas.

O curso alinha-se a uma proposta de desenvolvimento local de base comunitária respeitando e fortalecendo os saberes locais, as potencialidades econômicas e ecológicas.

O curso está voltado para todas as pessoas interessadas em expandir sua consciência, mudar hábitos e engajar-se na construção de uma vida sintonizada com os princípios da natureza privilegiando o desenvolvimento local de base comunitária.

Este curso foi ministrado pela primeira vez no 2º semestre letivo de 2019 contemplando a Comunidade Quilombola São João da Chapada, distrito de Diamantina. Pretende-se agora ofertá-lo novamente, desta vez contemplando um público diverso e se possível de diferentes localidades.

Fim do conteúdo da página