Portal IFNMG - Pós-Graduação em Arte e Tecnologia Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Pós-Graduação em Arte e Tecnologia

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2017, 09h14 | Última atualização em Sábado, 25 de Fevereiro de 2023, 10h46

O Especialização em Teatro e Educação, objetiva proporcionar formação em Arte e Tecnologia para profissionais das redes Municipal, Estatual, Federal e Privada em nível de Pós graduação Lato Sensu.

- Nome do curso: Pós-graduação Lato Sensu em Artes e Tecnologia

 - Modalidade: Educação a Distância

- Tipo: Especialização

- Habilitação: Especialista em Artes e Tecnologia

- Ano de implantação: 2020

- Ato de autorização: RESOLUÇÃO CONSUP Nº 61 - DE 28 DE NOVEMBRO DE 2019

- Total de vagas ofertadas: 200

- Número de vagas ofertadas por polo: 1 turma de 100 alunos, e 2 turmas de 50 alunos

- Formas de acesso: Processo Seletivo

- Número de vagas disponibilizadas: 200

- Periodicidade de ingresso: Anual

- Turno de funcionamento: EAD (Não se aplica)

- Tempo para integralização do curso: 12 meses

- Carga Horária: 420 horas

- Perfil do egresso

O egresso obterá as seguintes habilidades e competências:

  • - Buscar atualização constante e autodesenvolvimento por meio de estudos e pesquisas e de forma crítica, propor inovações, identificar e incorporar novos métodos, técnicas e tecnologias às suas ações e responder às situações cotidianas e imprevisíveis com flexibilidade e criatividade;
    - Assumir postura profissional condizente com os princípios que regem as ações dos profissionais da área de Artes, com a abordagem sistemática da gestão da qualidade, ética, segurança, viabilidade técnico-econômica e sustentabilidade ambiental;

 

Projeto Pedagógico do Curso

 

Matriz Curricular do Curso

 

Coordenação

Dra. Mariana Emiliano Simões - Coordenadora do Curso

 

Corpo Docente

Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.

Hércules Batista de Oliveira - Mestre - Horista

Pedro Luis Braga Silva - Mestre - Horista

Lidiane da Silva Santos - Mestra - Horista

Frederico Silva Santos - Doutor - Horista

Joana Ramalho Ortigão Corrêa - Doutora - Horista

Dilma Marques Silveira Klem - Mestra - Horista

Ernani Calazans de Oliveira - Mestre - Horista

 

Calendário

Acesse o calendário do semestre do curso.

Acesse aqui

 

Sistema Acadêmico

Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.

Acesse o sistema

Colegiado

Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

Mais informações

 

Regulamentos

Consulte os regulamentos do IFNMG

Acesse aqui

 

Seleção de Alunos

Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.

Acesse aqui

 

Trabalhos de conclusão de curso (TCCs)

Confira os trabalhos de conclusão de curso já finalizados. 

Título do TCC Autor(es)
Assis: Entre lentes e Linhas Agda Ribeiro de Assis Silva
Alessandra Ribeiro Assis Silva
Festa de Nossa Senhora do Rosário do Serro - Amor e fé através da religiosidade Alessandra Kelly da Silva
Paola Araújo de Miranda
Thamara Lays Santos
Quando a Arte e a Saúde se reencontram: Lygia Clark e Nise da Silveira Aline Juliana Moreira
Um passeio pela Cultura Indígena nos Museus de Belo Horizonte Aline Vicentina Santos Barroso
Museus Virtuais e Usabilidade: Um Estudo Exploratório da Literatura Ana Carolina Rodrigues
Do Direito à Inclusão Social pela Arte: a experiência da CRIASER - Serro/MG Ana Rafaela Silva
Marta Helena da Silva
Ricardo Cícero Pinto
Gemeo: O Outro Anderson Antônio Araújo
Cinema e Educação: Dialogicidade na Programação e Exibição de Filmes em Sala de Aula Antonio E. de Oliveira Fam
TEODORO, Natália C. Campos Godinho Teodoro
Sérgio Pereira dos Reis
O Desenrolar da Arte: suas Aplicações e Interdisciplinaridade SENA, Aparecida do Socorro Sena
Juliana MariaFernandes
Márcia Adriana Barbosa Oliveira
Vanessa Sara dos Santos
A Arte no decorrer da História SANTOS, Bárbara Geralda dos Santos
Danielle Beatriz Santos Moreira
Dênia C. Moreira de Souza Santa Rosa
Do Lixo ao Luxo: possibilidades Interdisciplinares entre o ensino de Ciências e Artes Brenda Fernanda de Souza Andrade
Considerações Curriculares sobre o Ensino de Música no Centro Municipal de Educação
Infantil da Cidade de Diamantina
Carina Poliana Lima
E-Torre Carlos Magno de Lima e Silva
Catapoesia: Identidade, Memória e resistência nos livros cartoneros Caroline de Souza Andrade
Apreciação Musical em Plataformas Digitais: desenvolvendo uma escuta guiada atrvês de obras
orquestrais brasileiras
Celine César Ribeiro
Jogo da memória de Vissungos Christiene Karine Ferreira
SIMOES, Daniela Cristina Rabelo Leão Simões
Sônia Cunha Leite
Icena-Criando uma trilha sonora: Descobrindo Habilidades em Criações musicais à luz dos estágios
de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget
Cláudia Pereira da Silva
Experimentação por meio da Performance: a criação de uma obra e o seu real sentido de criação Cleonice Maria dos Santos Santos
A valorização da história local: Festa de Nossa Senhora do Rosário e Marujada de Couto de
Magalhães
Cristiana Viana Silva
Um convite ao Isolamento:RSVP Cristina de Oliveira Gomes Barbosa
A Arte da Pintura e sua aplicabilidade no Ensino Fudamental Daniele Narla da Silva
Gislane Siqueira
Júnio dos Santos Reis
Rodiney Oliveira de Jesus
Processos De Criação Artística Na Educação Infantil - Um Estudo De Caso No Centro Solidário
De Educação Infantil Sebastião Dias De Araújo - Tatão
Daniely Lopes de Oliveira
Construção de instrumentos musicais alternativos: Análise de ideias disponíveis na Internet Dominick Danielle Mendonça Santos
Emylle Thaissa Mendonça Santos
A Arte no Desenvolvimento Cognitivo da Pessoa Surda Edilane Aparecida Fernandes
Edivania Aparecida Fernandes
Maria Adriana Alves dos Santos
Fotografia: respirando pela vida Edinéia Aparecida Vieira de Oliveira
Leidinéia de Jesus Vieira Ferreira
A poética de Leonilson: subjetividade permeada de silêncios, dualismos e complexidades Edméia L. Cordeiro Neves Fernandes
Karla Sabrina Rodrigues Lima
Aplicação da Realidade Aumentada nas aulas de Educação Artística Edson Ferreira Amorim
Jarbas Antônio Mota
Uso do TUX PAINT na Pré-Escola e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para estimular o gosto
pelo Letramento e Desenho
Eduardo Cardoso de Melo
Maria Aparecida de Araujo Melo
Nas memórias do balaio: Um breve estudo sobre as Balaieiras de Couto de Magalhães de Minas Elaine Silva Neto
Ronaldo das Graças Rodrigues
O uso do celular como ferramenta de aprendizagem Elivelton Dias de Carvalho
O Uso de Diferentes Gêneros Artísticos como Recursos Didáticos no Ensino dentro das Salas de Aula Emanoel Ricardo Maria
Paula Daniela das Graças Maria
Objeto Propositor e as novas mídias: uma possibilidade para trabalhar a Educação Patrimonial nas Escolas
- o Patrimônio Cultural na cidade de Diamantina, protótipo experimental.
Emmanuelle de Assis Silveira
Cavaquinho: Tradição x Evolução Felipe Leonardo de Almeida
A Trajetória Acessibilidade das Tecnologias de Informação no Ensino Educacional Público de crianças e
e Jovens na cidade de Montes Claros - MG
Felipe Mendes Ferres
"Nosso Quilombo veio de longe" Geraldo dos Santos Reis
Metodologias Ativas e o ensino de Artes: proposta de diálogos e aplicações Gicélia Caldeira Damasceno Silva
Simone Frois da Silva
Uma proposta de valorização da disciplina Arte com base em relatos de experiência docentes Maria Lúcia da Costa Pacheco
Grazielle Mayre Penha
Olhai o Lori no Vale Guilherme Henrique da Silva
Urbanografia e Diamantina/MG: O que as ruas contam para além do Patrimônio? Hugo Ribeiro Rodrigues
Bordado-Revolução Jandira Santos Porto
A Arte de Nise da Silveira: Contribuições Terapêuticas na sala de aula Joanne Carvalho Macedo
VAZANTE: possibilidades pedagógicas de uma análise fílmica Jocimara Fernandes de Oliveira
Jordênia Graziele de Souza
Larissa Chaves Pinto
Tulio Henrique Pinheiro
O uso do Meme na Prática Teatral Jordão Vieira Silva
Nayara Cristina Barbosa Vieira
Benefícios da Arte(Terapia) na Terceira Idade José Henrique Pereira da Silva
“Artes e suas Tecnologias Móbile aplicadas no Ensino Médio:Intercalando teoria e prática de ensino,
Os Sete Saberes da Educação de "Edgar Morin"
Leonardo Costa Ferreira
Da Idealização à Significação: a arte comunica? Letícia Silva Simões
“Proposições Criativas” Maria Lara Souza Almeida
Luciana Brandão Wikely
Um Panorama da Arte Modelar Capilar Preta no Brasil Maikel Douglas Macedo Reis
A diversidade no aprendizado das Artes e suas contribuições para a Educação Infantil Márcia Maria Rosa Pereira Gomes
Um Estudo Sobre o Ensino das Artes Visuais na Educação Infantil em tempos de Pandemia Mariana Lafaiete Ferreira Moraes
Rita de Cássia Almeida Fernandes
Vicentina Aparecida Nunes Coelho
Cordel Carbonitense Marlúcia Gomes Paranhos
Percepções Imagéticas: arte por detrás das telas - experiências transformadoras em tempos de Pandemia. MIchely Cristina dos Passos Santos
Pássaros no sítio histórico de Diamantina – Quintal do Museu do Diamante Parísina Éris Ilíade Tameirão Ribeiro
Entre Capas e Representatividade: uma análise das publicações de Chimamanda Ngozi
Adichie pela Companhia Das Letras
Paulianno das Mercês Barros
Tamires Maiara Santos Araújo
A estátua de JK: um monumento comemorativo no centro histórico de Diamantina Raphael Martins Cima
Alziras Regiane Aparecida Farias Ferreira
Helbert Rodrigues
VIvências Patrimoniais em Serro/MG: uma experiência artística Roberta Duarte Magalhães
O que faz o ser humano querer mudar a sua imagem, ao ponto de alterar a sua essência? Romélia Alves Pinto
Retratos de minhas raízes Rosana Luzia Tossige Gomes
As diversas manifestações artísticas e o seu papel durante a Pandemia COVID19 Suely Aparecida Dias Garcia
Corpo-máquina: uma reflexão sobre o uso da tecnologia digital na performance artística Taynara Ribeiro Pessoa
Ensino de Arte: Análise e reflexão dos trabalhos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental em uma escola
Distrital do município de Diamantina
Tulayne da Cruz Santos

  

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página