Portal IFNMG - Campus Diamantina promove reunião entre gestores do IFNMG, da UFVJM e da Prefeitura Municipal de Diamantina. Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 08h11 | Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 08h14

Foi realizada no dia 11 de outubro de 2019, no IFNMG Campus Diamantina, reunião entre gestores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e da Prefeitura Municipal de Diamantina. Estiveram presentes no encontro o reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, o reitor do IFNMG, José Ricardo Martins da Silva, o Prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque Nascimento, além de Pró-Reitores, Diretores e Coordenadores das instituições.

A pauta da reunião foi a seguinte:

• Firmar novos Termos de Cooperação entre o IFNMG e a UFVJM, com vistas a manter ações conjuntas em suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão;
  • Dar encaminhamentos aos Planos de trabalho: projetos de ensino, pesquisa e extensão entre UFVJM e os campi do IFNMG: Diamantina, Teófilo Otoni, Janaúba e Arinos;
  • Atuação da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico - FADETEC;
  • Edital Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)/Mec 01/2019
  • Tratar sobre outros planos de trabalho que poderiam ser apresentados na reunião e que serão colocados em andamento após celebração dos Termo de Cooperação.

O Diretor, Júnio Jáber, iniciou relembrando a importância das parcerias estabelecidas durante a implantação do Campus em Diamantina e da intenção de continuar mantendo o diálogo e a parceria entre as instituições presentes nessa reunião.

O prefeito Juscelino se pronunciou falando de sua trajetória política e da importância das parcerias que o Executivo Municipal vem estabelecendo com outras instituições públicas para ampliar o desenvolvimento do município, mesmo com o atual quadro econômico do estado de Minas Gerais. Segundo o prefeito, uma nova parceria será firmada com o IFNMG para a Pavimentação Asfáltica da rua que dá acesso ao Campus Diamantina.

O reitor da UFVJM  reafirmou o compromisso feito quando candidato a reitor, no sentido de manter o diálogo e a parceria entre as instituições. Janir apresentou propostas que pretende realizar em conjunto, buscando melhorias nos índices sociais da região.

Já o reitor José Ricardo, se apresentou como um gestor que está à frente da instituição desde o ano de 2012 e que vem conseguindo, durante toda sua gestão, ampliar a atuação da Instituição em prol do desenvolvimento da região, através de parcerias estabelecidas com outras instituições e do ensino, da pesquisa e da extensão oferecida pelo IFNMG.

Marcus Henrique Canuto, Vice-Reitor da UFVJM, salientou que o objetivo da reunião é estabelecer novos Termos de Cooperação entre o IFNMG e a UFVJM e que essa instituição tem diversos projetos que podem ser executados em conjunto.

Como encaminhamento da reunião, ficou estabelecida a criação de uma Portaria Interinstitucional designando a comissão responsável pela elaboração dos novos Termos de Cooperação. Os membros da comissão serão os servidores: Alisson Magalhães Castro (Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFNMG) Júnio Jáber (Diretor Geral do Campus Diamantina), Antônio Carlos Soares Martins (Diretor do Centro de Educação à distância do IFNMG), Edson Antunes Quaresma Júnior (Presidente da FADETEC), Flaviana Dornela Verli (Assessora de Assuntos Estratégicos e Institucionais da UFVJM), Thiago Fonseca Silva (Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFVJM), Patrick Wander Endlich (PRÓ-REITOR de Administração da UFVJM) e Mara Lúcia Ramalho (Diretora de Educação à Distância da UFVJM). Júnio Jáber ficou eleito o Presidente da Comissão.

O Campus Diamantina mantém seu compromisso na busca de parcerias em prol do desenvolvimento educacional de Diamantina e região.