Portal IFNMG - Técnico em Meio Ambiente - Integrado Ir direto para menu de acessibilidade.

Técnico em Meio Ambiente - Integrado

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 08h51 | Última atualização em Quinta, 23 de Maio de 2019, 11h12

Técnico em Meio Ambiente - Integrado

O curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do IFNMG - Campus Arinos objetiva constituir profissionais que atendam às diversas necessidades no âmbito das práticas ambientais e conservacionistas, com visão crítica da realidade onde se inserem, como também, empreender e criar métodos e estratégias para intervir nas áreas: agrícola, pecuária e de extrativismo vegetal, por meio de regularização ambiental de propriedades rurais, realização de cadastro ambiental rural, conforme proposto pelo novo Código Florestal, licenciamento ambiental, entre outras atividades. Para tanto, pretende-se: relacionar os conteúdos de cada disciplina do curso às teorias, conhecimentos e habilidades necessárias à atuação do Técnico em Meio Ambiente; proporcionar a apropriação de conhecimentos - da ciência, tecnologia, da cultura do trabalho envolvida de forma indissociável na atuação enquanto Técnicos em Meio Ambiente; possibilitar aos estudantes a construção, no ambiente escolar, de sensos de competência e valores que lhes tornem capazes de serem responsáveis pela parte que lhes cabem para a promoção humana e o desenvolvimento social; oferecer ao educando formação mais completa, de caráter integral para a leitura do mundo e atuação como cidadão pertencente a um país, integrado dignamente à sua sociedade política. Em termos curriculares, essa modalidade reúne conteúdos da formação profissional e do Ensino Médio que são trabalhados de forma integrada durante todo o curso, assegurando o imprescindível diálogo entre teoria e prática. O Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio proporciona formação específica para a inclusão no mundo do trabalho e melhores condições de desenvolvimento da cidadania, do trabalho e de inclusão social aos jovens e adultos em busca de uma formação profissional de qualidade e de novos horizontes para suas vidas.

- Nome do curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio
- Modalidade: Presencial
- Tipo: Técnico Integrado
- Habilitação: Técnico em Meio Ambiente
- Ano de implantação: 2015
- Ato de autorização: Resolução CS N° 23/2014, de 12 de setembro de 2014 - Aprova a implantação do Curso Técnico em Meio Ambiente, modalidade integrado, IFNMG - Campus Arinos.
- Total de vagas ofertadas anualmente: 35 vagas
- Número de vagas ofertadas por turma: 35 vagas
- Formas de acesso: Processo Seletivo após conclusão do ensino fundamental e transferência na forma da lei
- Número de vagas disponibilizadas:35 vagas por Processo Seletivo
- Periodicidade de ingresso: 1º Semestre
- Turno de funcionamento: Diurno
- Tempo para integralização do curso: limite mínimo de 3 anos e máximo de 6 anos
- Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC: (Não se aplica)

- Perfil do egresso

O profissional Técnico em Meio Ambiente, ao final do seu curso apresentará as seguintes habilidades:
1- Participar de pesquisas e inovações tecnológicas na área ambiental;
2- Participar da elaboração de procedimentos operacionais, visando à redução de impactos ambientais;
3- Auxiliar na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de controle ambiental;
4- Executar procedimentos de amostragem e coleta de amostras físicas, químicas e microbiológicas;
5- Monitorar fontes de poluição e avaliar os resultados dos sistemas de controle ambiental;
6- Auxiliar na execução de ensaios físicos, químicos e biológicos necessários à avaliação ambiental para a elaboração de relatórios e pareceres técnicos;
7- Auxiliar na interpretação de informações, dados e legislações ambientais;
8- Apoiar e/ou participar de equipes multidisciplinares de estudos ambientais;
9- Auxiliar na conferência dos mecanismos de AIA/EIA/RIMA;
10- Acompanhar prazos e documentos necessários para o licenciamento ambiental de atividades;
11- Auxiliar no diagnóstico e implantação de projetos turísticos com foco na importância da sustentabilidade ambiental da região;
12- Atuar na organização de programas de educação ambiental, de conservação e
13- preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem;
14- Relacionar-se tecnicamente com órgãos e entidades ambientais;
15- Participar de grupos de trabalho de avaliação de exposição aos riscos ambientais;
16- Auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental visando a sustentabilidade ambiental dos processos produtivos.

- Projeto Pedagógico do Curso – PPC

- Matriz Curricular do Curso

Coordenação
Entre em contato com os responsáveis pelo gerenciamento das atividades do curso.
Conheça o Coordenador do Curso

Corpo Docente
Conheça os professores do curso e visualize suas qualificações, acessando seus currículos.
Veja a lista de Docentes

Acesse o calendário do semestre do curso.

Sistema Acadêmico
Acesse o Sistema Acadêmico e entre em contato com os responsáveis.
Acesse o sistema

Consulte o quadro dos horários de cada período do curso.
Consulte os horários do curso

Colegiado
Saiba mais sobre o Regulamento e composição do Colegiado do Curso.

NDE
Conheça os regulamentos, portarias e demais documentos sobre o NDE.
Informações sobre o NDE

Regulamentos
Consulte os regulamentos do Curso (TCC, AACC, Código de ética da Profissão, etc.).
Conheça a legislação do curso

Recursos Disponíveis
Veja a infraestrutura do curso e do campus.

Ações Inclusivas
Consulte mais informações sobre os projetos do setor de Ações Inclusivas.

Assistência Estudantil
Consulte mais informações sobre a Assistência Estudantil.

Seleção de Alunos
Conheça as possibilidades de ingresso ao IFNMG.
Conheça as possibilidades de ingresso