Portal IFNMG - Programa Ciência na Escola Ir direto para menu de acessibilidade.

Programa Ciência na Escola

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 11h04 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 11h07

“IFNMG tem desempenho recorde em formação de redes e captação de recursos para inovação, diversidade e conhecimento da ciência”

Apresentação1

CAMPUS E COMUNIDADE

Dois projetos inéditos aprovados em parceria com a UFTM e UFVJM foram contemplados com o total em conjunto de R$ 8.000.000,00 (Oito milhões de reais)  na primeira edição (CHAMADA PÚBLICA MEC-MCTIC 01/2019) do PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - CHAMADA PÚBLICA PARA INSTITUIÇÕES - SELEÇÃO DE REDES PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, o IFNMG superou expectativas, única instituição participante (rede) do programa com dois projetos aprovados, visando beneficiar toda região de abrangência.

O Programa Ciência na Escola (PCE) envolve um compromisso pelo aprimoramento do ensino de ciências na educação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A presente Chamada teve por objeto selecionar propostas técnicas, submetidas por redes de instituições, para a implementação de experiências relativas ao Programa Ciência na Escola. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de capital, custeio e pagamento de bolsas, na proporção de 10 %, 60% e 30% respectivamente.

Conforme o Diretor-Geral do Campus Arinos, Prof. Adm. Elias Rodrigues (proponente e articulador das parcerias/redes), junto a UFTM E UFVJM, o trabalho articulado com os diretores gerais e o CEAD junto as Universidades pode ser o diferencial para a aprimorar o ensino de ciências nas escolas públicas da região e fomentar o processo de formação efetiva de redes de ensino.

“Apesar do resultado recorde, ainda temos muito que caminhar. Precisamos intensificar a colaboração e atuação de outros setores de nossa instituição para viabilizar a execução dos projetos. Fortalecer parcerias e viabilizar a implantação efetiva da Gestão e elaboração de Projetos, são extremamente necessários para o sucesso em outras chamadas públicas e para cumprir nossa missão institucional.

Dos 02 projetos contemplados, destacamos as seguintes objetivos:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM):
Projeto: DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO SISTEMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E PERSPECTIVA PEDAGÓGICA DAS REDES DE ENSINO - Experimentos e demonstrações práticas sobre água, energia e robótica nas escolas de Educação Básica do Norte, Noroeste, Vale do Jequitinhonha e Mucuri-MG. Coordenador Geral: Renato Fundão Vieira (UFTM),  Coordenador Adjunto: Elias Rodrigues de Oliveira Filho (IFNMG).

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI - UFVJM
Projeto: Clube de Engajamento de Bio-Ciências e Tecnologia para a Sociedade: ClueBTec. O Programa ClueBTec tem por finalidade integrar conhecimentos das diversas áreas das Ciências e suas tecnologias a partir dos desafios propostos pela sociedade contemporânea, por meio do diálogo com os diversos setores com os quais o programa pretende interagir para a busca de soluções e para o delineamento de ações socialmente relevantes. Coordenadora: Leida Calegário de Oliveira.