Portal IFNMG - Campus Arinos realiza a sua 1ª Edição do IF MUNDO Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Arinos realiza a sua 1ª Edição do IF MUNDO

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 14h43 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 14h54

Começou ontem, 17, a I edição do IF Mundo do IFNMG - Campus Arinos, envolvendo todos os alunos das turmas dos cursos integrados ao Ensino Médio. São 12 comitês debatendo temas relacionados aos direitos humanos, à garantia da paz, ao meio ambiente, à diversidade de gênero.

Realizado anualmente em diversos campi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, o IFMundo é um modelo de simulação, em menor escala, dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU). Tal evento é utilizado como instrumento pedagógico pelos professores, tendo por objetivo a formação sociopolítica dos alunos.

Em 2018, o Campus Arinos participou com uma delegação de 29 alunos representando os países nas discussões a convite do Campus Pirapora, que sediou o evento. Neste ano, o IFNMG – Campus Arinos é uma das sedes do IFMundo 2019, permitindo a participação de todos os alunos dos cursos Integrados.

A fim de desenvolver a formação humana dos participantes, exercitando e fortalecendo as relações entre os campi, o IFMundo incorpora o papel da ONU na resolução dos problemas mundiais, possibilitando o enriquecimento cultural.

Os alunos estão divididos em: presidentes – que conduzem os debates; delegados – que representam os países nesses debates; observadores internacionais – que registram as discussões; o comitê cultural – que prepara as apresentações artísticas e musicais; o comitê de imprensa – que vem fazendo a cobertura midiática do evento; e o comitê de apoio – que auxilia os demais alunos nas ações gerais do evento.

Os debates propostos pelo IF Mundo estimulam pensamento crítico dos alunos em relação aos problemas de ordem mundial, e estão organizados em 6 comitês:

COI – Comitê Olímpico Internacional: Diversidade de gêneros no Esporte;

CSNU – Conselho de Segurança das Nações Unidas (1967): Comitê histórico: as negociações pós-Guerra dos Seis Dias (Conflito Árabe-Israelense);

ACNUDH – Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos: Revisão da Declaração Universal dos Direitos Humanos para o s. XXI;

PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente: Dumping Social e ambiental como variáveis da questão energética;

AGNU – Assembleia Geral das Nações Unidas: Governabilidade Algorítmica, coleta de dados e privacidade na Internet;

FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura: A perda da diversidade genética de plantas e animais.

A realização do IFMundo em nosso Campus permite, aos estudantes, o aprendizado sobre novos pontos de vistas; a compreensão de diferentes concepções acerca de um mesmo tema; e um maior conhecimento quanto aos direitos humanos e às relações humanas.

Entre as especificações de cada comitê houve o predomínio da relação dos Direitos Humanos com os temas debatidos. Os depoimentos mais polêmicos até o dado momento foram: os direitos da comunidade LGBTQ+ (COI e ACNUDH), as disputas territoriais entre Palestina e Israel (CSNU), a poluição plástica (PNUMA), os ataques cibernéticos (AGNU) e o consumo e produção de alimentos transgênicos (FAO).

Acesse mais fotos do evento clicando aqui.

Comitê de Imprensa do IF Mundo 2019