Portal IFNMG - O campus Arinos e a Matemática: 2018 foi um ano extremamente proveitoso Ir direto para menu de acessibilidade.

O campus Arinos e a Matemática: 2018 foi um ano extremamente proveitoso

Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 14h42 | Última atualização em Sábado, 01 de Dezembro de 2018, 10h14

O Biênio da Matemática 2017-2018 foi proclamado pelo Congresso Nacional, por meio da Lei Ordinária 13.358 de 07 de novembro de 2016. Foram dois anos de ações e eventos nacionais e internacionais, que colocaram a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação, impactando milhares de pessoas.

Este ano, foi especialmente proveitoso para o IFNMG – Campus Arinos no âmbito da Matemática. Os alunos do Campus puderam participar de dois importantes eventos da área: a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

OMIF
Entre os dias 19 e 21 de outubro, aconteceu a 2ª fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), no Campus Muzambinho do IF Sul de Minas Gerais, que contou com a participação dos Institutos Federais de todo país. Além de difundir e valorizar o conhecimento matemático, a Olimpíada teve como objetivo a comemoração dos 10 anos de criação da Rede IF.
Ao todo, foram mais de 12 mil inscritos na primeira fase, representando 150 Campi de todo o país, e 347 alunos foram classificados para a 2ª fase. Dentre estes, dois alunos do IFNMG Campus Arinos: Rafaela Almeida Ramos, do 1 ano Agropecuária, e Guilherme Ricardo Axhcar, do 1 ano Informática.
Além da realização das provas, o evento proporcionou aos professores e alunos uma aproximação com a própria matemática por meio de jogos, oficinas e minicursos. Também foi uma excelente oportunidade para aprender com as boas experiências dos colegas de outros campi e fortalecer os laços dessa rede que acredita na educação de qualidade como solução para as mazelas do país.
Vejam o relato de nossa aluna Rafaela Almeida Ramos:
“No ano de 2018, fui lisonjeada com a oportunidade de participar da OMIF, representando o IFNMG – Campus Arinos. Eu desconhecia a magnitude do evento até chegar lá e me deparar com uma enorme diversidade cultural existente. Foi uma convivência de poucos dias, porém muito proveitosa e suficiente para marcar minha vida e, juntamente com as oficinas, trazer reflexões construtivas, que, com certeza, continuarão a me incentivar nessa busca incessante pelo conhecimento. Enfim, não penso duas vezes em dizer que a OMIF 2018 entrou para minha lista de melhores momentos e adicionou também muitas amizades, que espero que continuem comigo. Foi uma experiência maravilhosa, que você não pode perder ano que vem, portanto que se inicie a busca pela vaga na OMIF 2019”.

OBMEP
Já a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA. Neste ano, em sua 13ª edição, houve recorde de inscritos, contando com a participação de mais de 18,2 milhões de estudantes, sendo que 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição. Destes, dezoito alunos do Campus Arinos foram selecionados para a 2ª fase.
Neste ano, a premiação se deu por meio de 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.506 de bronze, além das 38,6 mil menções honrosas. O Campus Arinos foi premiado com 4 menções honrosas para os alunos: Guilherme Ricardo Axhcar (1 Informática), Omarques Santos Gonçalves Júnior (3 Informática), Jefferson Cardoso Azevedo (3 Agropecuária) e Bryan G. Gonçalvez Barbosa (3 Informática). Entretanto, a premiação mais expressiva foi a medalha de bronze conquistada pelo aluno Vinícius Ricardo Axhcar (2 Informática), sendo esta a primeira vez em que o IFNMG - Campus Arinos ganha uma medalha nesse tipo de evento.

Veja o relato de nosso medalhista:
“Eu sempre tive apoio em casa, meus pais sempre me incentivaram a buscar por conhecimento, eles sempre foram presentes na minha vida acadêmica. Minha trajetória na prova da OBMEP começou no ano de 2013, quando fui medalhista pela primeira vez e esse fato sempre me motivou a querer saber mais, então eu sempre busquei aprimorar meu conhecimento na área. Estou muito feliz por ter conquistado essa medalha, estou mais feliz ainda por estar abrindo as portas para os que virão. Espero estar incentivando meus colegas a buscarem essa vitória também”.

Assim como nossos alunos, desejamos que eventos como esses sejam cada vez mais valorizados e difundidos, buscando a consolidação do belo trabalho desenvolvido pelos matemáticos de todo país. Agora queremos mais! Que venha 2019! Já estamos ansiosos!

CLIQUE AQUI e veja mais fotos.