Portal IFNMG - "Setembro Amarelo"- Campanha promove conscientização sobre prevenção ao suicídio. Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 10h59 | Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2018, 11h04

Setembro amarelo - É uma campanha de conscientização acerca da prevenção do suicídio. Tem como objetivo prioritário informar e alertar a população a respeito desse fenômeno  no Brasil e no mundo, com foco no debate e na prevenção deste que hoje é considerado um problema de saúde pública com proporções epidêmicas.

O NAEC, em conjunto com Grêmio Estudantil, realizaram atividades alusivas a esta campanha durante todo o mês de setembro, levando discussão e reflexão à comunidade escolar mediante uma variedade de atividades reflexivas, artísticas e intelectuais. Um dos trabalhos mais salientes dessa campanha, foi a elaboração, pelo NAEC, de um calendário feito com desabafos colhidos entre  alunos do Campus que, ao menos uma vez na vida, pensaram ou tentaram suicídio

O Grêmio Estudantil idealizou e executou o projeto “Ombro Amigo”, pelo qual os alunos enviaram mensagens de autoestima e valorização da vida para seus colegas.

A fim de promover a integração e o convívio, as atividades do dia 27 tiveram início com um piquenique  entre todos alunos do ensino médio e superior. Em seguida, os alunos foram conduzidos ao auditório, onde houve uma explicação, pelos alunos do Grêmio, sobre “O que é o Setembro Amarelo”.

Depois, iniciou-se o cine comentado com o filme “Orações para Bobby”. Após a exibição do filme, abriu-se um espaço para debates e comentários relacionados ao tema suscitado pelo filme, a saber; o suicídio adolescente. No período da tarde aconteceu o “Sarau Amarelo”, momento em que os alunos puderam expressar  manifestações artísticas e culturais variadas, todas relacionadas ao tema da prevenção ao suicídio.

No período noturno, tivemos mais uma vez o cine comentado. Com o mesmo filme, desta vez, cocando-se no público do ensino superior. Assim como na primeira exibição, houve espaço para debate e reflexão após a atração.

Para fechar as atividades do mês de Setembro, no dia 28 houve uma palestra sobre suicídio, vazio existencial e sentido, com a psicóloga Silvânia Soares de Araújo. Em seguida houve um fabuloso concurso de cartazes com mensagens e reflexões sobre o Setembro Amarelo. Por fim, fechou-se a programação do mês com uma instigante apresentação teatral.

CLIQUE AQUI e veja fotos do evento.