Portal IFNMG - Oficina sobre Metodologias Ativas no IFNMG - Campus Arinos Ir direto para menu de acessibilidade.

Oficina sobre Metodologias Ativas no IFNMG - Campus Arinos

Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 21h48 | Última atualização em Terça, 02 de Outubro de 2018, 22h08
imagem sem descrição.

Nos dias 27 e 28 de setembro, os docentes do Campus Arinos participaram de uma formação pedagógica com as professoras Conceição de Maria Cardoso Costa, do Instituto Federal de Brasília (IFB), e Azenaide Abreu Soares Vieira, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), ambas capacitas pelo Programa “Professores para o Futuro”, que levou vários professores para conhecerem o sistema educacional da Finlândia, conhecido por ser um dos maiores sucessos no cenário educacional mundial.
A professoras fizeram uma Oficina sobre Metodologias Ativas, com diversas atividades que levaram os professores do Campus Arinos a pensarem nos principais problemas enfrentados durante o processo ensino/aprendizagem e em metodologias de ensino que possam auxiliá-los no enfrentamento desses.
Como exemplo nacional que se aproxima do modelo finlandês, foi apresentado o Projeto Âncora, desenvolvido em Cotia/SP. As professoras trabalharam com o Arco de Maguerez, pautado na solução a situações problemas.
A oficina é uma ação da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais oferecida em todos os Campi do IFNMG e agradou aos professores que participaram.
O “Professores para o Futuro” enviou profissionais das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para capacitação em universidades finlandesas de ciências aplicadas. Regulamentada pela Chamada Pública nº 26/2015, a ação resulta de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os selecionados passaram por um período de capacitação de três meses nas universidades Häme University of Applied Sciences (Hamk) e Tampere University of Applied Sciences (Tamk).

CLIQUE AQUI e veja mais fotos.