Portal IFNMG - Vidas Secas, de Graciliano Ramos, marca o início da Semana do Meio Ambiente no Campus Arinos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 15 de Junho de 2018, 09h25 | Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 09h35

No sábado, 09 de junho de 2018, sábado letivo no calendário escolar, aconteceu a abertura da Semana do Meio Ambiente IFNMG Campus Arinos 2018. O período matutino foi destinado à produção de cartazes educativos com o tema “Desperdício, reaproveitamento e proteção ambiental”. Os alunos compareceram entusiasmados e se organizaram em turma para a produção dos mesmos. O concurso faz parte da programação da Semana e terá o resultado divulgado no próximo sábado.

O período da tarde emocionou os presentes: a apresentação teatral do Grupo de Teatro Grande Sertão, do município vizinho Urucuia. O Grupo apresentou uma adaptação do romance Vidas Secas, do escritor Graciliano Ramos. A obra retrata experiências de uma família de retirantes na seca nordestina. Fabiano e sua família, incluindo a cadelinha Baleia, representam o homem sertanejo do Brasil frente à seca, uma das personagens principais da obra. Com a frase “o Sertão vai pegar fogo”, Sinhá Vitória e Fabiano externaram a triste realidade de centenas de famílias brasileiras. Alunos e servidores emocionaram-se e aplaudiram o espetáculo de pé.

A apresentação servirá de mote a uma série de atividades interdisciplinares com os alunos dos cursos integrados, como a produção de redação sobre a seca e resenha crítica da obra e da apresentação teatral.

A Semana do Meio Ambiente segue com palestras e minicursos e será encerrada com um Passeio Ciclístico pelo município de Arinos, no próximo sábado, organizado em parceira com o Projeto Pedais do Sertão – projeto de extensão do Campus Arinos que valoriza a prática do ciclismo e a preservação ambiental.

CLIQUE AQUI e vejo as fotos.