Portal IFNMG - Alunos do Campus Arinos participam do dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 17 de Maio de 2018, 17h49 | Última atualização em Quinta, 17 de Maio de 2018, 18h07

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Arinos recebeu neste manhã do dia 17/05/2018 representantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselkho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Arinos para divulgação da campanha referente ao dia 18 de maio, " O dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças  e Adolescentes".

A campanha tem por objetivo ofertar informações a população por meio de uma campanha realizada pela unidade CREAS em parceria com o Conselho Tutelar, CRAS I e II, Secretaria de Saúde, Sine Abrigo AMMAR e demais unidades da rede de proteção que trabalha em defesa dos direitos das crianças e adolescentes e outros indivíduos usuários da rede socioassistencial do município de Arinos/MG.

Por que a escolha da data de 18 de maio?No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Participaram do eventos os alunos do ensino médio dos cursos Técnicos em Agropecuária, Informática e Meio Ambiente, junatmente com os servidores do campus.

O Coselheiro Tutelar, Cleiton, ainda orientou os participantes do i evento a denunciar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes através do disk 100, que é um canal de comunicação da sociedade civil com o poder público, que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas. A pessoa não precisa se identificar ao fazer a denuncia que será apurada pelos órgãos responsáveis.

Agradecemos a presença da equipe e pelas orientações repassadas.

Equipe:

Cleiton - Representante do Conselho Tutelar

Pâmela - Psicóloga do CRAS I

Maria de Jesus - Assistente Social do CRAS I

Babi - Assistente Social do Abrigo

Silvana - Psicóloga do CREAS

Cleide - Representante da Secretaria de Desenvolvimento Social

Cida - Representante do ABrigo

Bárbara - Cadastrador - Bolsa Família

CLIQUE AQUI  e acesse a cartilha do Conselho Tutelar

Veja as fotos, clique aqui.