Portal IFNMG - Professor do Campus Arinos publica artigo em periódico internacional na área de bovinocultura de leite Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 11h45 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 11h48
Ronan (de azul) com alunos em dia de campo sobre a cultura da soja em Chapada Gaúcha/MG

O professor do IFNMG Campus Arinos, Ronan Valadares Santana, integrou a equipe que publicou neste mês um artigo no Journal of Dairy Science, um dos periódicos científicos mais respeitados mundialmente na área de bovinocultura de leite, classificado como A1 pela Capes. O trabalho foi realizado no período em que o professor ficou afastado para doutorado, realizado na Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos, de 2013 a 2016.

O artigo, intitulado “Replacing ground corn with incremental amounts of liquid molasses does not change milk enterolactone but decreases production in dairy cows fed flaxseed meal”, mostra os resultados do trabalho realizado pelo grupo de pesquisa em gado de leite orgânico da universidade americana que estudou uma possibilidade de aumentar os teores de enterolactonas no leite através da alimentação de vacas de leite. As enterolactonas presentes no leite de vaca são consideradas substancias antioxidantes, anti-inflamatórias e tem propriedades anticancerígenas. Os líderes da pesquisa foram o professor André Brito e a estudante phd Caren Ghedini, ambos da Universidade de New Hampshire.

O artigo está disponível no link: https://doi.org/10.3168/jds.2017-13689

Segundo Ronan, que é professor no curso técnico em agropecuária e nos superiores em Agronomia, Gestão Ambiental e Administração, os seus estudos nos Estados Unidos estão contribuindo não só com trabalhos que estão sendo realizados por alunos e professores do Campus, mas também para abrir as portas para novos intercâmbios. Com apoio do professor Ronan, o egresso do curso técnico em agropecuária, Daniel Ferreira Melo, está desde junho de 2017 fazendo estágio prático em uma fazenda dos Estados Unidos e em abril vai para o Canadá. No ano que vem, quatro alunos de cursos superiores e um de curso técnico também irão passar um período em intercâmbio no país.

Essas trocas de experiências, segundo Ronan, estão contribuindo ainda mais com o fortalecimento da formação proporcionada pelo Campus na área de agricultura e pecuária. “O Campus Arinos está inserido em uma área muito forte no agronegócio, mas que tem grande carência de mão de obra qualificada. O nosso papel é qualificar a mão de obra que o setor precisa e dar oportunidades e perspectivas para nossos jovens”, destaca o professor.