Portal IFNMG - Professor do IFNMG Campus Arinos publica artigo em periódico internacional e realiza aula de campo com alunos de diferentes modalidades de ensino Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 27 de Março de 2018, 09h41 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 09h41

O professor do IFNMG - Campus Arinos, Ronan Valadares Santana, integrou a equipe que publicou um artigo no Journal of Dairy Science, o periódico científico mais respeitado mundialmente na área de bovinocultura de leite, classificado como A1 pela Capes. O trabalho foi realizado no período em que o professor ficou afastado para doutorado.

O artigo, intitulado “Replacing ground corn with incremental amounts of liquid molasses does not change milk enterolactone but decreases production in dairy cows fed flaxseed meal”, mostra os resultados do trabalho realizado pelo grupo de pesquisa em gado de leite orgânico da University of New Hampshire, nos Estados Unidos, que estudou uma possibilidade de aumentar os teores de enterolactonas no leite através da alimentação de vacas de leite. As enterolactonas presentes no leite de vaca são consideradas substancias antioxidantes, anti-inflamatórias e tem propriedades anticancerígenas.

O artigo está disponível no link: https://doi.org/10.3168/jds.2017-13689

Além de destaque no âmbito acadêmico, o professor Ronan Santana também se dedica a importantes práticas de ensino. No ultimo dia 10, acompanhou os alunos dos cursos Bacharelado em Agronomia e Técnico Integrado em Agropecuária no dia de campo sobre a cultura da Soja em Chapada Gaúcha/MG. O evento foi realizado na Fazenda São Judas Tadeu, propriedade do Sr. Henrique Aime, e contou com a participação das empresas Fertitec, Embrapa e Du Pont Pioneer. Foram apresentados ensaios com de cultivares de soja, nutrição floiar e manejo da cultura. Destaque também merecem os professores Diogo de Morais e Manoel Xavier, que acompanharam os alunos nessa iniciativa pedagógica que muito acrescenta à formação dos discentes do Campus Arinos.