Portal IFNMG - O Campus Arinos realizou a VI Semana Nacional Ciência e Tecnologia 2017: “A Matemática está em Tudo” Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

O Campus Arinos realizou a VI Semana Nacional Ciência e Tecnologia 2017: “A Matemática está em Tudo”

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 08h13 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 12h39

O IFNMG - Campus Arinos realizou a VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve como tema “A Matemática está em Tudo”.

A abertura foi feita com a palavra dos professores Elias Rodrigues, Maycon Magalhães, Camila Palles e Luana Botelho. Após a abertura, a professora Camila Palles palestrou sobre o tema da SNCT e citou a fala do matemático Newton Carneiro que diz: ”vim jogar uma serpente em seu paraíso”. A Nutricionista responsável do restaurante do refeitório, Janete, complementou a fala da Camila sobre a importância da Matemática para o restaurante como, por exemplo, o cálculo sobre a quantidade de alimento a ser preparado por dia no restaurante e o desperdício de comida. Logo em seguida, a fisioterapeuta Milena Carneiro, do município de Arinos, falou sobre a importância da matemática no trabalho que ela realiza na prefeitura. O agrônomo Fábio comentou sobre a importância da matemática no dia a dia e também nos cursos de agrárias, afirmando que ela está presente em praticamente todas as matérias.

O professor de matemática do campus, Rodrigo Amaury, realizou uma palestra com o tema “Matemática no Futebol”. Ele pegou como exemplo o campo de futebol e apresentou o que tinha de matemática nas marcações do campo. O também professor de matemática do campus,  Maycon Magalhães, apresentou dicas e técnicas de como estudar matemática e, principalmente, sobre como se dar bem no seu dia a dia.

O correram vários minicursos, dentre os quais o de Geometria Factral. A professora Helen Pedrosa apresentou a nova forma de geometria, diferente da euclidiana que sempre estudamos no Ensino Médio. Segundo a professora, a geometria fractal, que surgiu no século passado, é um "bebê" diante da geometria euclidiana - triângulos, retângulos, círculos etc - que começou a ser estudada 300 anos A.C. A principal característica apresentada pela professora foi a "autossimilaridade em escala", segundo a qual uma parte é similar ao todo, como exemplo citou cada ramo de um brócolis americano, que, visto isoladamente, reproduz a imagem do todo - um geométrico fractal. Participantes do minicurso reproduziram fractais a partir de dobraduras e recortes.

A aluna Sarah Kanadani preparou um minicurso sobre ORIGAMI, técnica  de dobradura Japonesa. Aluna da turma 2°info II, Sarah trouxe a reflexão sobre o que é a arte, e sua importância, levando os participantes a desconstruir a imagem de que a mesma é só "um monte de papel amassado". O curso contou com a presença de alunos de diversas turmas e cursos, e, além de ensinar sobre arte do origami, serviu para aumentar o entrosamento entre os alunos, que foram bastante participativos.

No noturno, ocorreu novamente uma palestra de abertura, que contou com a presença dos professores de Matemática do campus Maycon Magalhães, Camila Palles, Helen Pedrosa e Rodrigo Amaury, e com a professora de Informática Myllene Almeida, conversando com os participantes sobre o tema da SNCT e sobre alguns matemáticos brasileiros importantes para desenvolver o estudo matemático no nosso país. Além disso, estiveram presentes alguns convidados que mostraram a aplicação da matemática em suas áreas de atuação. São eles: Igor Mota, cirurgião dentista; Camila Valadares, médica do município; Carlos Roberto da Silva Jr, Técnico em informática.

Ainda nesta noite, teve início o minicurso Elaboração e Análise de Projetos de Extensão, elaborado pelo Professor de Administração do campus, Thiago Silva. O professor Thiago iniciou o minicurso apresentando as diferenças entre os tipos de projetos de extensão (com ou sem edital) e sobre as etapas desse. Reforçou a ideia de que a qualquer época do ano se pode elaborar um projeto; e, ainda, que os alunos não precisam esperar o convite do professor - eles mesmos podem pensar e propor projetos à instituição. O professor seguiu apresentando exemplos de projetos aprovados no IFNMG, e mostrou o passo-a-passo para que um projeto seja elaborado. Citou também exemplos de problemas na cidade que podem ser minimizados, como a capacitação de pessoas, por exemplo, no caso da qualidade de atendimento dos estabelecimentos comerciais do município de Arinos. Na parte prática, o professor dividiu os praticantes em seis grupos e propôs que pensassem em um problema do município que pode ser sanando ou minimizado com um projeto de extensão do IF, e estimulou a participação dos mesmos nas proposições de objetivos (geral e específicos), resumo e metodologia. Para a segunda parte do minicurso, que ocorreu na noite de quinta feira, ele propôs a escrita de um projeto, baseado no despertar de ideias de quarta. Segundo o professor Thiago, “esse minicurso quebrou a regra: teve poucas inscrições, mas na hora muitos se apresentaram”. Também mereceu destaque a mesa redonda sobre Base Nacional Curricular Comum, que ocorreu no auditório do campus.

Um dos minicursos mais concorridos foi o que tratou do uso de dados estatísticos na construção do discurso argumentativo. As professoras de Língua Portuguesa Maria Flávia e Júnia promoveram uma apresentação minuciosa sobre o uso de dados estatísticos nos textos argumentativos, partindo de questionamentos comuns feitos por alunos. Com destaque à redação do ENEM, reforçaram a ideia de que dados numéricos valorizam a argumentação e podem ser utilizados na introdução e no desenvolvimento da redação. Apresentaram, também, algumas noções gramaticais sobre o registro desses dados na redação e dicas a respeito de expressões que devem ou não ser utilizadas. Mostraram aos alunos algumas redações que obtiveram nota 1000 no ENEM e atraíram a atenção deles, que fizeram várias anotações ao longo do minicurso. Segundo a também professora de Língua Portuguesa, Djanine Cantuária, “os alunos concentraram e anotaram cada detalhe do que foi falado. Foi um prazer assistir ao espetáculo  das professores  Júnia e Flávia”. A fala da professora Thais Rios corroborou o destaque: “Júnia e Maria Flávia unindo as Letras com a Matemática: minicurso lotado”. Outro minicurso lotado na quinta feira foi o sobre Arduino, oferecido pelo Professor Willian Antônio.

A tarde de quinta feira foi reservada para a visita de outras instituições de ensino aos laboratórios de Química e de Física do Campus, onde estavam dispostos variados experimentos das respectivas áreas, bem como as salas temáticas que foram parte integrante da programação do evento: sala de Softwares livres para o ensino-aprendizagem de matemática, mais especificamente os softwares Winplot e Geogebra, contando ainda com alguns jogos matemáticos virtuais, jogos de adivinhação de números e um quiz que foi desenvolvido para um jogo de perguntas e respostas na área de matemática; sala com a mostra do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), contando com a exposição de vários jogos matemáticos e sugestões de práticas diferenciadas para o ensino de Matemática, organizada e conduzida pelas acadêmicas do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Januária,  Débora Macedo Silva, Diomar Durães Rodrigues e Jaiane Caroline Oliveira, e Coordenada pelo professor de Matemática do mesmo Campus, Everton Lopes Guimarães. Os alunos do Campus Arinos, bem como os alunos de outras escolas que visitaram a exposição, se inteiraram e ficaram bastante animados com as exposições.

Ocorreram também outros minicursos, como o de Calculadora Científica, oferecido pela professora Camila Palles, no qual se puderam perceber alunos concentrados e atentos aos ensinamentos da professora; o minicurso sobre Planilhas Eletrônicas para o cotidiano pessoal e profissional, organizado pela professora Marina; o minicurso sobre o Portal CAPES, oferecido pela bibliotecária Kelly Moraes;  e o de Elaboração de TCC, ofertado pela professora de administração Christiane, no qual se registrou a presença de alunos dos cursos superiores em Administração, Gestão Ambiental e Sistema de Informação.

fotos snct          Imagem15

Clique aqui e veja mais fotos do evento.

 

Fim do conteúdo da página