Portal IFNMG - Divulgada tabela dos Jogos do IFNMG; competição começa em 15 dias no Campus Arinos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2016, 09h43 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2016, 17h30

Há 15 dias do início da 3ª edição dos Jogos Intercampi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (JIFENMG), que será realizada entre os dias 24 e 28 de agosto, foi divulgada a tabela das competições.

O Campus Arinos prepara-se para receber as delegações dos demais campi do IFNMG, com os atletas que vão competir em dez modalidades: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, natação, voleibol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, futebol de campo e xadrez. Todas as modalidades acontecerão com provas no masculino e no feminino, exceto futebol de campo que será apenas no masculino.

Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas, e o campeão de cada modalidade representará o IFNMG no Jogos dos Institutos Federais - JIF 2016 - Etapa Regional Sudeste, que acontecerá no Instituto Federal do Espiríto Santo, em Guarapari (ES), no período de 06 a 11 de setembro.

Propósitos do JIFENMG

De acordo com os regulamentos e código disciplinar do JIFENMG, entre outras finalidades e outros objetivos, os jogos visam: promover a formação humana através da prática esportiva; valorizar o caráter educativo e socializador através do esporte; respeitarMascote Ararinos o coletivo e as diferenças, criando a oportunidade de demonstrar o aprendizado esportivo adquirido nas atividades promovidas pela área de educação física; integrar social e culturalmente os participantes, fortalecendo o vínculo entre os campi e fomentar a prática do esporte escolar, assegurando ao estudante a prática esportiva.

Logomarca e mascote

A socialização e o poder do esporte estão representados na logomarca do evento, que foi pensada a partir da integração dos 11 campi do IFNMG. Os atletas da logomarca representam, além de várias modalidades esportivas, o espírito coletivo que deve se fazer presente em todas as competições.

Para abrilhantar ainda mais os jogos, foi escolhida como mascote uma arara-azul, que foi denominada de Ararinos, uma junção das palavras arara e Arinos.

A escolha se deu pelo fato de a arara ser uma ave típica da região do cerrado, que encanta a todos com sua cor vibrante e som alegre, vista com frequência na cidade de Arinos. Porém, a arara-azul está ameaçada de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação do seu habitat natural devido ao desmatamento.

Os organizadores explicam que ter a ave como mascote é uma forma de, também, defender a fauna da região por meio da divulgação do problema.