Portal IFNMG - Portal IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Em reunião com ministra da igualdade racial, reitora do IFNMG e representantes da Rede apresentam solicitações de ações afirmativas e projetos de permanência

Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 15h08 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h53

A ministra da igualdade racial, Anielle Franco, recebeu nesta quinta-feira (26/01) em seu gabinete em Brasília, representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, incluindo a reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre, a presidente eleita do Conif e reitora do IFSertão-PE, professora Maria Leopoldina, e dirigentes do IFTM, instituição que organizou o encontro, dentre outras autoridades e assessores.

Durante a reunião, a reitora e os representantes da Rede apresentaram solicitações que estarão no Plano Nacional para Promoção da Igualdade Racial, do Conif, tais como fortalecimento dos Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) através do financiamento de bolsas para projetos e funções; financiamento de projetos que garantam a implementação da lei que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas (Lei nº 10.639/03 e 11.645/08); expansão e regulação do Programa Bolsa Permanência e revisão e ampliação da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/12).

A ministra Anielle destacou que a educação é uma das prioridades do seu ministério, no sentido de fortalecimento de ações afirmativas, política de cotas, garantia de alimentação e material didático e projetos de incentivo à leitura e ao esporte entre outras ações fundamentais para possibilitar a permanência de estudantes, sobretudo os negros e aqueles que vivem em situação financeira vulnerável. Para ser possível executar os projetos, Anielle disse que estão lutando para recompor o orçamento do Ministério.

A ministra, que foi estudante do Cefet-RJ, lembrou de como esses projetos foram fundamentais para a sua formação e declarou ter enorme carinho e admiração pela Rede Federal, e que o Ministério, sobretudo por meio da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo, irá participar dos fóruns para estabelecer ações e projetos conjuntos.

A reitora Joaquina destacou que as instituições de fato precisam de financiamento, de bolsas, de apoio aos projetos, de fortalecimento dos Neabis, de funções gratificadas entre outros pontos. Segundo a reitora, as demandas apresentadas por ela e pelos demais representantes da Rede presentes foram ao encontro das demandas e projetos do Ministério.

reuniao igualdaderacial capa

reitora e ministra