Portal IFNMG - CEUA Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais

Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 11h04 | Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 14h39

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA - IFNMG)CEUA IFNMG

Por determinação da Lei 11.794 de 08/10/2008 e das Resoluções Normativas nº. 01 de 09/07/2010 e nº. 02 de 30/12/2010 do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), todas as instituições que utilizam animais para as atividades de ensino e pesquisa científica deverão constituir ou se vincular a uma CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais). Uma vez constituída a CEUA, a instituição deverá se cadastrar no CIUCA (Cadastro das Instituições de Uso Científico Animal).

A CEUA- IFNMG é integrada por representantes das seguintes áreas acadêmicas: Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciências Biológicas, e um representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária. É uma Comissão ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), do Núcleo de Ética, e possui Regimento próprio.

Todos os Projetos de Pesquisa e Planos de Aulas Práticas envolvendo a utilização de animais (filo Chordata, subfilo Vertebrata), no âmbito do IFNMG, devem ser submetidos à análise pela CEUA, e só podem ser executados mediante sua prévia aprovação. Os Projetos de Pesquisa devem ser recebidos pela PROPPI, que os encaminhará à CEUA, via E-mail Institucional. Os planos de aula devem ser aprovados pelas respectivas Diretorias de Ensino das Unidades do IFNMG e encaminhados à PROPPI via E-mail Institucional.

O IFNMG já constituiu a sua CEUA e o Presidente desta é o Prof. Eduardo Garrido (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A servidora Gabriella Saraiva Correa da Proppi (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) é a responsável pelo cadastro dos coordenadores e dos responsáveis técnicos dos biotérios no CIUCA.

 

Para mais informações, consulte:

pdf Novo Fluxograma - CEUA - IFNMG

pdf Regimento Interno da CEUA - IFNMG

doc.gif - 136 bytes Formulário para Solicitação de Parecer da CEUA - IFNMG

pdf Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA do IFNMG - Portarias nº 990 e 998/2017

 

Informações Complementares:


Fim do conteúdo da página