Portal IFNMG - Pesquisa sobre simulação de reator rendeu prêmio a estudante de Engenharia Química no V SIC Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2016, 09h47 | Última atualização em Sexta, 20 de Maio de 2016, 09h51

Professora Tatiane com os orientados Rosilanny e Victor

O estudo sobre a simulação de um reator químico, equipamento responsável por agregar valor a matérias-primas por meio de reações químicas, utilizando o software Scilab rendeu ao estudante Victor Felipe Arthur Coutinho Ladeia, do Campus Montes Claros, o prêmio de melhor trabalho da área de Engenharia do V Seminário de Iniciação Científica do IFNMG. A pesquisa “Simulação de um reator batelada utilizando o Xcos” foi desenvolvida pelo estudante do 7º período de Engenharia Química com a colega Rosilanny Soares Carvalho, sob a orientação da professora Tatiane Reis do Amaral.

Segundo Victor, testes de produtos em fábricas são caros e podem ser substituídos por simulações em softwares – como a que ele realizou utilizando a ferramenta Xcos do Scilab. “A redução de custos é extremamente significativa e os resultados são bastante semelhantes”, comenta.

Outro foco do trabalho foi a utilização desses softwares no ensino de Engenharia Química. “Muitas vezes, ao abordar o conteúdo de uma disciplina somente de forma teórica não se atinge um nível de aprendizado tão alto quanto o que se tem em contato com a prática”, avalia Victor. De acordo com o estudante, o software usado na pesquisa possibilita aos acadêmicos o estudo prático de grande parte das disciplinas do curso de Engenharia Química.

Iniciação científica

O primeiro contato de Victor com a iniciação científica aconteceu no 3º período do curso, quando começou a trabalhar com simulação. Atualmente, ele é voluntário, mas já foi bolsista de um projeto de iniciação científica e voluntário em outros dois projetos. “O objetivo da iniciação científica é despertar a vocação científica para a pesquisa, e esse objetivo foi alcançado em todos projetos de que participei”, conta. Ele ressalta que há muitos outros pontos positivos, como o enriquecimento do currículo, de fundamental importância, principalmente, para quem quer seguir carreira acadêmica.

Outra vantagem, para ele, é o contato mais próximo com os professores-orientadores. “Eles carregam uma grande bagagem de conhecimento que acabou me direcionando para uma ideologia que admiro e procuro sempre disseminar: o empreendedorismo”, conta Victor, que é diretor-presidente da ICEQ Jr., empresa júnior do curso de Engenharia Química.

Na bagagem, o estudante traz também a experiência de participação em dois projetos de extensão.

Premiação

Victor recebeu o prêmio de melhor trabalho da área de Engenharia do SIC no último dia 13 (foto abaixo), na solenidade de encerramento do evento, no Campus Montes Claros. Foram premiados os três melhores trabalhos de cada área, no total de 21.