Portal IFNMG - Mostra Cultural: Consciência Negra - 2023 é promovida no IFNMG Porteirinha pelo NEABI com protagonismo dos estudantes dos cursos Técnicos Integrados Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Mostra Cultural: Consciência Negra - 2023 é promovida no IFNMG Porteirinha pelo NEABI com protagonismo dos estudantes dos cursos Técnicos Integrados

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 15h25 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 15h31

 

DSC 0038     DSC 0023

DSC 0059     DSC 0203

 

No dia 20 de novembro de 2023, como parte das atividades do projeto de Extensão “Semana da Consciência Negra - 2023: Educação, arte, diversidade e cidadania”, coordenado pelo Prof. Edi de Freitas Cardoso Júnior, e com apoio do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), do IFNMG-Porteirinha, presidido pelo referido docente, realizamos no campus a segunda edição da nossa “Mostra Cultural: Consciência Negra”. O evento integra nossa comunidade escolar aos debates pertinentes ao dia nacional da Consciência Negra, celebrado na data do aniversário de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, símbolo da luta do povo negro contra a escravidão. 

A Mostra Cultural: Consciência Negra promovida no último dia 20 de novembro foi precedida por uma série de intervenções sobre temas étnico-raciais. Durante os meses de outubro e novembro, discentes dos cursos Integrados do IFNMG-Porteirinha dedicaram-se à confecção e exposição de faixas e cartazes afixados em espaços de circulação do campus, manifestações digitais, entre outras atividades. Com isso, buscamos instigar nossa comunidade interna e externa a refletir e conscientizar-se a respeito da história e cultura afro-brasileiras. Especialmente, sobre a importância do combate ao racismo e da luta por direitos sociais que promovem a equidade, inclusão e valorização étnico-racial de negros. 

Tema destaque, o racismo foi denunciado em suas diversas formas. Isto é, como  agressão física, elemento de discriminação e exclusão econômico-social e político-cultural, violência psicológica, etc. Para demonstrar o caráter estrutural do racismo, muitos trabalhos apontaram sua presença em comportamentos, ideias e atitudes, por vezes naturalizados, recorrentes em nosso cotidiano. Em contrapartida, reiteraram a importância do empoderamento, da conscientização, da autoestima, respeito aos direitos e à dignidade de grupos étnico-raciais atingidos por atos discriminatórios, convocando todos a assumirem uma postura efetivamente antirracista.

 

DSC 0143

 

O protagonismo e engajamento dos estudantes dos cursos Técnicos Integrados do IFNMG-Porteirinha é o principal pilar da nossa “Mostra Cultural: Consciência Negra”. E, também, do sucesso do evento. No dia 18 de novembro, sábado letivo, nossos discentes ocuparam a escola, apropriando-se dela. Após removerem carteiras e substituírem o branco das paredes por cores e imagens vibrantes, ao final da manhã, seis salas de aula do campus estavam transformadas em belos espaços temáticos. 

Na segunda-feira, 20 de novembro, dia nacional da Consciência Negra, nos turnos matutino e vespertino, realizamos nossa esperada Mostra Cultural dedicada ao tema. A abertura do evento aconteceu pela manhã, no ginásio poliesportivo do IFNMG-Porteirinha, abarcando três momentos. Primeiro, a apresentação de “Cota não é esmola”, canção de Bia Ferreira, executada pela estudante do 3º Eletrotécnica Emilly Marcela Mendes Rodrigues (voz), acompanhada pelo Prof. Edi de Freitas Cardoso Júnior (violão). Segundo, diálogo entre o Prof. Pedro Paulo Brito, Diretor-Geral do IFNMG-Porteirinha, e o público presente, no qual o professor relatou experiências pessoais, enfatizou a importância da data, do evento, da luta pelos direitos de pessoas pretas e combate ao racismo. Por fim, tivemos nosso IV “Curta-curtas”, do NEABI/IFNMG-Porteirinha, com exibição de vídeo-documentários temáticos produzidos por discentes dos nossos cursos Integrados.

 

 DSC 0026     DSC 0019

 

Após a abertura da Mostra Cultural: Consciência Negra, ainda no turno matutino, o público se dirigiu às exposições temáticas das turmas de primeiro ano dos Cursos Integrados. As exposições temáticas das turmas de segundo e terceiro anos, por sua vez, aconteceram no turno vespertino. Todas as turmas desenvolveram atividades lúdicas e interativas. Por meio da expressão educativa, artístico-cultural e reflexão, deram vida às temáticas etinico-raciais, recorrendo a diversas linguagens criativas. Produções literárias, teatrais, artes plásticas, artesanato entre outras formas de expressão veicularam experiências e conhecimentos. Desse modo, com notável criatividade, nossos discentes conseguiram inspirar, sensibilizar e emocionar a todos, proporcionando-nos uma vivência marcante, enriquecedora, reflexiva e conscientizadora.

Por um lado, a Mostra Cultural: Consciência Negra evidenciou talentos artístico-intelectuais discentes, que arrancaram do público lágrimas de emoção. Vale destacar as brilhantes apresentações teatrais produzidas pelo 2º ano Informática e 3º ano Eletrotécnica, responsáveis por momentos de verdadeira catarse. Por outro lado, o evento contribuiu para fortalecer a identidade cultural e social de todos os participantes. Nossos educandos ampliaram sua compreensão e engajamento no terreno das questões étnico-raciais, sobretudo, na luta contra o racismo. Nesse sentido, a Mostra Cultural destacou-se por sua importância para a expansão de horizontes éticos, políticos e culturais, bem como, para a promoção dos direitos humanos, respeito, combate ao racismo e valorização da diversidade em nossa comunidade escolar.

 

unnamed     DSC 0305

 

Nas palavras do Prof. Edi de Freitas Cardoso Júnior, proponente da Mostra Cultural: Consciência Negra, à frente das atividades nas edições 2022 e 2023, o evento “efetiva nosso compromisso com uma educação antirracista, democrática e emancipadora, norteada pela equidade, inclusão, afirmação e valorização da diversidade”. Ainda segundo o professor, “a produção discente para a Mostra Cultural foi integrada ao processo avaliativo trimestral em diversas disciplinas. Isto indica o reconhecimento, por parte do nosso corpo docente, da importância do evento para o processo de formação integral oferecido pela Instituição. A relevância da Mostra é corroborada, também, por sua incorporação ao calendário anual de eventos escolares e ao repertório de ações discentes, de modo que nossos estudantes já pensam em atividades para a 3ª edição do evento, em 2024”.

 

Programação da Mostra Cultural: Consciência Negra 2023 (NEABI / IFNMG Porteirinha)

 

WhatsApp Image 2023 11 15 at 11.50.25    WhatsApp Image 2023 11 15 at 12.53.39

 

Assista aos documentários produzidos/exibidos por nossas/os discentes:

Veja as fotos do evento: https://photos.app.goo.gl/QopSoAZjqPtK9mYK7 

Leia alguns depoimentos sobre a Mostra Cultural: Consciência Negra (2023)

Rejane Fátima S. Silva (2º Informática): “Todo o movimento para o dia da Consciência Negra é uma forma de união com toda a nossa sociedade, um ato de reintegração e conexão com o meio que vivemos e a exposição da cultura, de  histórias de vidas fortes e simbólicas. É lindo ver o aprendizado que construímos com esse trabalho, ele nos ensina muito em diversas áreas, principalmente, na busca por entendimento de épocas passadas, para realmente se compreender toda força vivenciada por nossos antepassados. Isso é extremamente importante para o nosso conhecimento e nos ajuda a criar mais coragem e sinceridade para a vivência da vida, não deixando que o mal seja levado pela maioria”.

Joyce Alessandra R. Batista (2º Informática): “O evento da Consciência Negra é um meio de retornarmos ao passado e reconhecer os valores daqueles que nunca tiveram a oportunidade de serem realmente valorizados, ouvidos e homenageados. Sinto-me extremamente feliz em poder participar de um evento cujo foco principal são aqueles que mais sofreram ao longo dos séculos. É muito gratificante ver que instituição de ensino onde estou valoriza a cultura negra e suas raízes históricas. Raízes que por muito tempo deixaram de ser contadas e  ouvidas. Ver que os alunos se dedicam a representar a luta e força  do povo negro é realmente muito importante  para que as futuras gerações (...) encerrem o ciclo de racismo que perpetua geração a geração”.

Fábio Júnior Silva (servidor): “(...) a Semana da Consciência Negra foi uma das atividades mais importantes que já vi na Instituição. Se falou sobre o preconceito não só sobre o negro, mostrando que devemos amar e respeitar a cada um de nós como somos e nos relacionamos uns com os outros”.

Bruno Amorim Silveira (servidor): “Este evento é de grande relevância para a nossa comunidade escolar pois suscita a reflexão e o debate acerca da atual situação do povo negro na nossa sociedade, bem como enfatiza a importância da busca por igualdade social e do combate ao racismo. Além disso, busca também promover a valorização da identidade e da cultura negra. (...) contribuindo assim para o fortalecimento da educação antirracista e da formação integral dos discentes”.

Geovana Oliveira Dias (2º Eletrotécnica): “O evento da Consciência Negra é de grande importância em nossa instituição, pois traz a tona a luta pela igualdade racial, a reflexão das atitudes individuais, e também é apresentada a cultura dos povos negros. (...) gostei muito do evento, foi bem interativo e é visível que os alunos se esforçaram bastante.

Emmily Silva Neris (2º Eletrotécnica): “O dia da Consciência Negra foi um evento de extrema importância na Instituição. Os alunos do Campus Avançado Porteirinha criaram diversas apresentações relacionadas ao tema, alguns com teatro, outros com música, dança e comidas típicas.  O dia da Consciência Negra tem muita importância nas escolas em todo o Brasil. É um evento que exalta a luta do Negro em séculos passados e no presente, devendo ser tratado com muita seriedade e respeito. Esse evento destaca como são importantes as discussões para combater o racismo e o preconceito. As apresentações desse dia foram feitas com muita criatividade, os alunos capricharam na organização e ornamentação, ressaltando o valor do dia da Consciência Negra”.

Carla Shirley Batista (professora): “A discriminação racial continua impregnada em nossa sociedade e a Mostra Cultural: Consciência Negra nos mostrou a importância de combatê-la”.

Emylle Marcela M. Rodrigues (3º Eletrotécnica): “A Mostra Cultural do Dia da Consciência Negra foi incrível! Ela trouxe visibilidade e valorização às diversas expressões culturais do povo negro presentes ao redor do país, promovendo a diversidade e fortalecendo nossa identidade cultural através de diversas expressões artísticas, como a música, o teatro, artes visuais, música e dança”.

Augusto Miguel S. Santos (1º Informática): “O evento do Dia da Consciência Negra foi de grande aprendizado. Trouxe uma socialização maior entre os alunos. A partir daí a gente pode compreender as habilidades de cada um e aprender um pouco mais sobre a cultura africana através das apresentações, principalmente, de cunho cultural. Isso vem a nos influenciar a aprender sobre outras culturas e valorizá-las” 

Ana Luisa S. Aguiar (2º Informática): “Eu acredito que o trabalho da Consciência Negra é de suma importância tanto para o  campus quanto para os alunos. Esse trabalho faz com que os alunos coloquem a mão na massa, organizem, trabalhando em equipe para entregar sempre o melhor. Eu como líder de sala me sinto muito orgulhosa ao final do trabalho assistindo e vendo que todo o esforço valeu a pena”.

Glória Aparecida de S. Santos (servidora): O NEABI é uma verdadeira joia cultural! Sua diversidade e riqueza são fundamentais para valorizar e preservar a cultura de diferentes etnias.

Ana Clara S. Dias (1º Eletrotécnica): “A Consciência Negra é um tema de suma importância, que tem que ser abordado em todas as escolas. A Mostra Cultural: Consciência Negra aqui do IF foi um evento que conseguiu abordar vários temas. As exposições de todas as turmas estavam ricas em informações,  representações e criatividade dos alunos. Foi um evento que, ao mesmo tempo em que te emociona, inspira também a tentar mudar a realidade de pessoas que sofrem ou praticam racismo”.

Ygo Mendes P. Barbosa (professor): A Mostra Cultural: Consciência Negra mostrou o quão importante é a temática. Isso se deve à sua estruturação que permitiu que as atividades preparatórias fossem empreendidas dias antes da data-fim, que é o dia 20/11. Por promover atividades preparatórias muito antes data-fim, permite que se crie uma sensibilização para com a causa maior que é a tomada de consciência diante das questões de preconceito étnico no Brasil. Na data-fim um outro elemento deve ser considerado firmador para a efetivação da consciência que é o esmero dos estudantes para bem apresentar a temática e serem capazes de sensibilizar o público. Assim, pode-se dizer que (...) a sensibilização, os materiais utilizados, as formas  de apresentação, o envolvimento dos estudantes, as estratégias para se conseguir atingir o público, dentre outros, representam a qualidade do evento e das ações preparatórias para se chegar à finalidade. 

Enivan Keles Farias (servidora): As apresentações do dia da consciência negra foram impactantes. Os estudantes conseguiram fazer com que o público refletisse profundamente sobre a importância das lutas do povo preto na sociedade hoje. Quero parabenizar a coordenação e todos os estudantes que, com responsabilidade, nos proporcionaram uma aliança com as causas do povo preto. Faço parte desta luta!

Para saber sobre a primeira edição da Mostra Cultural: Consciência Negra, promovida em 2022, acesse: Portal IFNMG - Campus Porteirinha promove Mostra Cultural da Consciência Negra (NEABI - IFNMG - Porteirinha) 

Edi de Freitas Cardoso Júnior

(NEABI/IFNMG-Porteirinha)

Larissa Mariani de Jesus Brito (bolsista voluntária-PIBED)

Maria Vitória Silva (bolsista-PIBED)

Mellina Gomes Rodrigues (bolsista-PIBED)

Fim do conteúdo da página