Portal IFNMG - Conheça Porteirinha Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Conheça Porteirinha

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 09h31 | Última atualização em Terça, 14 de Setembro de 2021, 20h31

HISTÓRIA

 

image 13

 

Porteirinha, como a maioria das povoações da região, originou-se a partir de uma pousada de viajantes à margem de um rio. O local onde se originou a povoação era apenas um movimentado ponto de pousada para os viajantes que demandavam o sul do estado e do País, vindos do estado da Bahia e de vasta região do nordeste brasileiro, e os que faziam o percurso de volta. A estrada que ali passava vinha da Bahia, passava por diversos pontos de pousada: Espinosa, Monte Azul, Mato Verde e Porteirinha continuava, passando por Riacho dos Machados e seguindo adiante.

Uma brecha entre os altos troncos, de um lado e de outro da clareira, na entrada norte, lhe servia de acesso. Era como uma porteira. Os que para ali se dirigiam, em busca de pouso, se referiam ao local como Porteirinha.

Segundo a tradição os primeiros moradores foram os tropeiros Severino dos Santos, José Cândido Teixeira, Galdino Teixeira, José Antônio da Silva, João Soares, João de Deus, João Pereira e José Miguel, que por aqui se estabeleceram nos primórdios do século XVIII.

Alguns deles eram retirantes que por algum motivo interrompiam a viagem e fixavam morada por ali. Outros, vieram à cata de ouro. Cessada a febre do metal, alguns tornaram-se senhores de grandes extensões de terras e escravocratas poderosos. Dedicavam-se às lavouras, empregando os escravos em suas propriedades. As terras estavam à disposição de quem as quisesse ocupar. Não havia escrituras. Chamavam o aglomerado de São Joaquim da Porteirinha.

A localização da sede do município se deve ao fato de ser esta a parte que possui as melhores terras de cultura e também por ser caminho aberto às regiões vizinhas.

Há outra versão sobre os primeiros anos da vida do município. Alguns habitantes de Nossa Senhora da Conceição de Jatobá internaram-se pelos sertões adjacentes, e à margem direita do Rio Mosquito ergueram as primeiras casas do povoado de São Joaquim da Porteirinha. Isso nos primeiros anos após a proclamação da república. É mais aceita, entretanto, a primeira versão. O certo é que os dois grandes atrativos eram as terras férteis e a água do Rio Mosquito.

 

Fonte: https://porteirinha.mg.gov.br/municipio/historia/

 

O MUNICÍPIO

 

 300px MinasGerais Municip Porteirinha.svg

 

O município de Porteirinha localiza-se no extremo norte do Estado de Minas Gerais, na microrregião da Serra Geral de Minas, Polígono das Secas, dentro da área mineira da SUDENE, na bacia do São Francisco, na latitude 15°44′38″ Sul e longitude 43°1′29″ Oeste. Os municípios limítrofes ao norte são Monte Azul, Mato Verde e Pai Pedro; ao sul, Riacho dos Machados; a leste Rio Pardo de Minas e Serranópolis de Minas e a oeste Nova Porteirinha e Janaúba. Sua população estimada em 2017 era de 38.741 habitantes, segundo o IBGE.

De acordo com a divisão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vigente desde 2017, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária de Montes Claros e Imediata de Janaúba. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, o município fazia parte da microrregião de Janaúba, que por sua vez estava incluída na mesorregião do Norte de Minas.

Porteirinha está 582 km distante da capital mineira, Belo Horizonte; 1.012 km do Rio de Janeiro; 900 km de Brasília, capital do país; de Vitória, no Espírito Santo, 1.120 km; e da cidade polarizadora da região do Norte de Minas, que é Montes Claros, 165 km. As principais rodovias que servem ao município são a BR-122 e MG-120. O transporte disponível é rodoviário.

Dos seus 1.749,68 km2 de extensão territorial, o município de Porteirinha apresenta um relevo topográfico bem diversificado, onde 40% da área de seu solo é plano, 50% apresenta-se ondulado e 10% é do tipo montanhoso, registrando sua altitude máxima de 1.544 metros no Morro do Preto e a altura mínima de 465 metros próximo da Lagoa Cachoeira; e no ponto central da cidade apresenta uma altitude de 565 metros em relação ao nível do mar.

Desta topografia, segundo a EMATER, o revestimento florístico apresenta as seguintes características em hectares (ha): lavouras permanentes (715), lavouras temporárias (9.030), lavouras temporárias em descanso (25.314), pastagens naturais (0), pastagens formadas (95.800), matas naturais (19.843), matas plantadas (0), terras produtivas não utilizadas (19.112) e reserva florestal (14.843).

 

109532159 3543426712353193 1630330361479616482 n

 

O município possui 7.903 domicílios (3.700 famílias de agricultores familiares) e renda “per capita” de 01 salário mínimo. É banhado por três rios perenes com concessão da COPASA-MG, 53% da população é atendida com água tratada e 30,31% (8.798 habitantes) com esgotamento sanitário; 63% com limpeza e disposição final do lixo, 88% com energia elétrica pela CEMIG, telefonia fixa e móvel, 3 rádios e 5 agências bancárias.

A temperatura média do município é de 27°C, com registro de máxima de 38°C e mínima de 18°C. O clima é classificado como mesotérmico, devido a altitude e úmido, com duas estações bem definidas: verão e inverno, com uma precipitação média anual de 876mm, concentrados nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

O solo predominante do município é do tipo LV (latossolo vermelho amarelo), com textura média. A cobertura vegetal deste solo tem como predominância as caatingas, tipo hipoxerófila, ou seja, cajueiros, oiticicas e umbuzeiros, e uma mata seca caducifólica, apresentando matas com madeiras de lei das espécies, angicos, aroeira, brauna, cedro, pau d’arco, umburana entre outros. Com relação aos recursos minerais encontra-se o ouro, porém, este apresentando ser de exploração antieconômica, também encontram-se cristais, mas tal recurso não é explorado economicamente pelo município.

Possui como principais atividades econômicas a bovinocultura de corte e leite; agricultura familiar organizada em cooperativas e associações, voltada para a pequena produção de hortifrutigranjeiros, mel e extrativismo sustentável visando a produção de polpas, pequenas agroindústrias de leite e derivados, cana e derivados, mandioca e derivados; cerâmicas de telhas e tijolos; comércio e prestadoras de serviços bastante diversificados. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é 0,633. A taxa de analfabetismo é de 37,5%. As sedes de distritos e povoados tem uma cobertura de 85% de pavimentação.

 

Mercado Municipal de Porteirinha 1

 

O número de pessoas economicamente ativas do município é de 14.960, distribuídos por setores da economia da seguinte forma: agropecuária: 11.582, indústria: 912, comércio: 566, transporte: 313 e outros 1.587.

Grande parte da população está organizada em entidades que totalizam mais de 150 associações comunitárias de pequenos produtores rurais (42 na Microbacia do Rio Mosquito – 1.353 associados), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (12.000 associados), Sindicato dos Produtores Rurais, COOPA LTDA (43 associados), AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, Lions Clube, Clube das Acácias, Clube dos Companheiros, Loja Maçônica Liberdade, Disciplina e Justiça, Loja Maçônica União e Trabalho, Capítulo Porteirinha da Ordem Demolay, Clube Social de Porteirinha, Movimento Familiar Cristão, Pastoral da Criança, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho de Assistência à Criança e ao Adolescente, Conselho Municipal de Trânsito, Comissão Municipal de Distribuição Emergencial de Alimentos – PRODEA, Conselho Municipal de Educação, Comissão Intermunicipal do PROGER, Conselho Municipal de Segurança Pública, Polo de Desenvolvimento Integrado do Norte de Minas, dentre outros.

 A população apresenta um índice de natalidade de 2,546%, índice de mortalidade de 0,284%, e com uma expectativa de vida de 66 anos.

No que tange a área de educação, o município de Porteirinha possui estabelecimentos de ensino das redes municipal, estadual, federal e privada, na zona urbana e rural. Há também no município uma escola de ensino especial, a APAE. Em nível superior, o município dispõe de três instituições: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Favenorte e Fasarc.

O município possui cinco instituições financeiras as quais são: Banco Bradesco, Banco do Brasil, Sicoob Credivag, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal. Além destas instituições, há também entidades públicas e privadas prestadoras de assistência técnica e extensão rural, são elas: EMATER, IMA, SEARA Ltda. e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

 

Fonte: https://porteirinha.mg.gov.br/municipio/dados/

 

TURISMO: CONHEÇA PORTEIRINHA!

 

WhatsApp Image 2020 08 04 at 08.56.03 800x450 

 

Terra acolhedora, cheia de alegria e encantos, histórias e gente hospitaleira: aqui é o melhor lugar pra se viver; e passear também. E agora, oficialmente, reconhecida pelo Mapa do Turismo Brasileiro como uma cidade turística. E não é pra menos! Entre seus atrativos está a atraente Cachoeira do Serrado e suas 7 quedas, além de belas paisagens para a prática dos mais diversos esportes, como trekking, escalada, ciclismo, trilhas de moto e muito mais. Porteirinha ainda encanta por suas pousadas próximas à região do Serrado, hotéis, restaurantes, pela gastronomia de dar água na boca e pelas diversas opções de bares e ambientes noturnos. 

 

WhatsApp Image 2020 09 28 at 17.06.30


No alto da cidade, um belo e atraente Cristo Redentor para registar a sua passagem por aqui. Isso sem contar as atrações culturais cheias de riqueza para os amantes da história: tradicionais e centenários festejos, a exemplo da Festa de Senhora Sant’Ana de Serra Branca; e da Festa do Divino Espírito Santo de Paciência, pinturas rupestres, igrejas centenárias, como a de São José do Gorutuba. Os eventos como o Festival de Outono e o Motoport dão um show a parte.
Este município mineiro tem beleza e clima de tranquilidade o ano todo, além da excelente hospitalidade e receptividade da nossa gente. Seja nas águas geladas do Serrado ou nas noites agradáveis nas praças e recantos. Aqui, os turistas encontram uma perfeita junção de lazer, descanso e, a melhor parte, custo baixo para o passeio. Quer viajar? Venha conhecer Porteirinha e se encantar!

 

K 800x600

 

Fonte: https://www.minasgerais.com.br/pt/destinos/porteirinha

 

 

Fim do conteúdo da página