Portal IFNMG - Histórico do Campus Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Histórico do Campus

Publicado: Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 09h30 | Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 16h36

DSC 0011

 

Início

 

O IFNMG - Campus Avançado Porteirinha é o décimo primeiro Campus do Instituto Federal do Norte de Minas e surgiu a partir do desejo da população porteirinhense e de cidades circunvizinhas, que reinvindicavam, para a região, uma instituição de ensino técnico e profissional de qualidade, com oferta gratuita, para assim, capacitar a população local, preparando-os para o mercado de trabalho. Desta forma, em 23 de fevereiro de 2015, foi dado posse ao primeiro Diretor do Campus Avançado Porteirinha, Professor Tarso Guilherme Macedo Pires, que iniciou os trabalhos de implantação desta unidade federal. Logo após, foi realizada no dia 12 de março de 2015, uma audiência pública, que contou com a presença de cerca de 400 pessoas, no Centro Cultural de Porteirinha. Nessa audiência, foi apresentada, comemorada e debatida a chegada definitiva do Intituto Federal à cidade de Porteirinha, que funcionaria num terreno e estrutura doada pela Prefeitura de Porteirinha.

A Audiência Pública representou a conclusão de um processo de diálogo com a sociedade que começou com a realização de várias consultas públicas, com quetionários online e reuniões com representantes da sociedade, para sugestão de cursos técnicos a serem implantados em Porteirinha. Participaram do questionário online, que ficou disponível de 04/03/15 a 11/03/15, 919 pessoas.

Após considerar as sugestões e questionários, a proposta inicial do IFNMG foi a implantação de cursos técnicos em eletroeletrônica e eletrotécnica, com a perspectiva de construir um polo tecnológico e desenvolver arranjos produtivos locais, em sintonia com as propostas de instalação de usinas de energia fotovoltaicas, que, naquela época, eram promessa e que hoje já estão sendo instaladas na região.

Desta forma, deu-se início ao Campus Avançado Porteirinha, que hoje, além de cursos presenciais voltados para a área de elétrica, também oferta cusos na área da informática.

O Campus foi oficilamente inaugurado no dia 06 de maio de 2016, conforme consta na  Portaria Nº 378, do Ministério da Educação.

 

O Campus 

 

O IFNMG - Campus Avançado Porteirinha está localizado no Norte de Minas Gerais e embora atenda também parte do território do Alto Rio Pardo, está sediado no território da Serra Geral, à Avenida José Silveira Lopes, número 429, Vila Serranópolis, em um terreno com área de 21.942,95 m². Possui uma área de abrangência de 12.031,58 km², reunindo assim, 12 municípios, com uma população de 158.587 habitantes, sendo que 78.171 vivem na zona rural, o que corresponde a aproximadamente 49,0% do total de habitantes.

Os municípios da Serra Geral e Alto Rio Pardo atendidos pelo Campus Avançado Porteirinha são: Catuti, Espinosa, Gameleiras, Mamonas, Mato Verde, Monte Azul, Montezuma, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Santo Antônio do Retiro e Serranópolis de Minas, sendo que o município de Porteirinha é o mais populoso da região, com aproximadamente 40.000 habitantes. Além disso, fica a uma distância máxima de 115 km dos demais municípios da região, com acesso pavimentado, o que o coloca em uma localização privilegiada.

O IFNMG - Campus Avançado Porteirinha oferta 02 Cursos Técnicos, em Eletroeletrônica e em Informática para Internet, nas modalidades Concomitante e Subsequente, e já está previsto para iniar em 2020 o curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. Além disso, também oferce o curso superior Bacharelado em Sistemas de Informação, que teve início no ano de 2018 e já possui duas turmas. Também oferta cursos técnicos na modalidade de Educação a Distância (EaD) e cursos de Formação Inicial e Continuada para o Trabalho (FIC). Ademais, também desenvolve vários projetos de ensino, pesquisa e extensão, de extrema importância para a região, de forma a criar diversos canais auxiliares de assistência na construção dos conhecimentos e consolidação das habilidades indispensáveis a formação social, humana e profissional.

 

Infraestrutura

 

O IFNMG – Campus Avançado Porteirinha possui sede própria, terreno murado, iluminação externa e acessibilidade plena aos setores esportivos e culturais. Possui um prédio com aproximadamente 2500 m² de área construída, divididos em 3 pavimentos com acessibilidade através de elevador. Constam no prédio:

 

  • 10 salas de aula com capacidade média de 40 alunos por sala;

  •  01 miniauditório com capacidade de 80 pessoas;

  •  03 laboratórios de informática;

  •  03 laboratórios de eletroeletrônica;

  • ambientes diversos para apoio pedagógico;

  • cantina e cozinha completa;

  •  07 salas administrativas;

  •  01 secretaria para registros escolares e registros acadêmicos;

  •  01 sala para protocolo;

  •  01 sala de professores;

  •  01 sala para o diretor;

  •  01 sala da Direção/Coordenação de Ensino;

  •  01 sala da Direção/Coordenação de Administração;

  •  01 sala para apoio ao estudante;

  •  01 sala para reprografia;

  • 01 sala de Coordenações de curso;

  •  01 sala de multimeios;

  •  01 depósito para almoxarifado;

  •  01 sala de reunião para 15 pessoas com projetor de tela;

  •  10 banheiros ao todo, distribuídos nos três andares, com reserva por gênero, para professores, corpo administrativo e portadores de necessidades específicas.

  • dispõe de infraestrutura para atividades esportivas e culturais:biblioteca ampla e arejada;

  • ginásio poliesportivo (coberto) e com vestiários para mulheres e para homens.
  • quadra poliesportiva (descoberta);teatro de arena descoberto;campo de futebol.

 

Além das edificações já existentes no Campus, ao longo do imóvel urbano existem diversos outros espaços que permitirão edificações futuras, caso sejam necessárias. Hoje o Campus Avançado Porteirinha está concluindo uma profunda reforma estrutural, visando a melhoraria do prédio; melhorias que incluem serviços de pinturas, colocação de “brises”, mudanças na estrutura da rede elétrica, rede hidráulica e de cabeamento lógico estruturado.

Fim do conteúdo da página