Portal IFNMG - Jogos Interclasse 2023 movimentam o Campus Porteirinha Ir direto para menu de acessibilidade.

Jogos Interclasse 2023 movimentam o Campus Porteirinha

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 09h47 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 10h19

No período de 22 a 24 de novembro de 2023, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Avançado Porteirinha foram realizados os Jogos Interclasse entre os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Os Jogos Interclasse têm como principal objetivo a integração e a mobilização dos estudantes a partir da prática esportiva. O professor de Educação Física, Wilney Fernando Silva, que também é o coordenador do evento esportivo, enfatizou que “muito mais do que a vitória, os jogos têm uma função pedagógica de contribuir na construção de valores importantes para a convivência em sociedade, como: respeito às diferenças, trabalho em equipe, superação, proatividade e adequação às regras. Ou seja, são valores que o esporte ajuda a desenvolver”. Os estudantes puderam participar de competições em diversas modalidades: Basquetebol, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez.  A competição premiou os vencedores de cada modalidade e gênero. Para Hugo Tauan Andrade Silva, estudante do terceiro ano do curso Técnico em Eletrotécnica, o esporte é muito importante para sua formação. “Desde criança sempre me interessei em praticar esportes por vontade própria e por incentivo da minha família, principalmente na modalidade de Futsal. Considero a prática esportiva muito importante pelo entretenimento que proporciona, mas também por ser muito bom para a saúde, fazendo que não nos tornemos pessoas sedentárias. Enfim, esporte para mim é lazer, é viver. O que eu mais gostei como participante do Interclasses foi a interação entre os alunos, os momentos de descontração que ocorreram de maneira organizada e divertida”, comentou. A organização foi pensada para ser o mais democrática possível, envolvendo os alunos em todo o processo. “Foi um formato que ajudou bastante, inclusive porque tivemos a ajuda de vários estudantes. Destaco especialmente o Grêmio Estudantil, que teve seus membros atuando como mesários durante os Jogos e auxiliaram na organização. Tivermos, também, a participação dos estudantes bolsistas do Projeto de Extensão Oficinas de Esportes, que contribuíram durante a execução das competições”, finalizou o professor Wilney Fernando.

Para conferir a classificação das equipes participantes, clique aqui.

Imagens do evento estão disponíveis no álbum Jogos Interclasse 2023.