Portal IFNMG - VII Porteirinha Tech Day recebe grande público nos três dias de evento Ir direto para menu de acessibilidade.

VII Porteirinha Tech Day recebe grande público nos três dias de evento

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 08h38 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 08h43

Neste ano, foi realizada a sétima edição do Porteirinha TechDay, que aconteceu de forma presencial, nos dias 25 a 27 de outubro, e foi inspirada no tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia deste ano que é: “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. O tema escolhido fez alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). A partir dessa temática maior, o Campus Avançado Porteirinha realizou diversas atividades como palestras, apresentações de trabalhos integradores e projetos de extensão, minicursos, rodas de conversa, atração cultural, entre outras. Foi computada a participação de700 pessoas inscritas em todas as atividades do evento, o que mostra a adesão da comunidade e o fortalecimento do IFNMG – Campus Porteirinha por meio do Tech Day.

Com a participação de alunos e servidores do IFNMG - Campus Avançando Porteirinha, além de servidores de outros Campi e convidados externos, como: UFVJM, a ACIPORT CDL, TecPort e alunos de outras escolas públicas do município, participaram e contribuíram para as atividades acadêmicas propostas nesta edição.

O Porteirinha TechDay tem como objetivos: promover a divulgação e popularização da ciência que estimulem a curiosidade científica, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos; promover ações abrangentes de divulgação e socialização de conhecimentos científicos, não apenas originários de estudos e pesquisas acadêmicas e escolares produzidos no âmbito dos cursos técnicos e de graduação do Campus, mas dos saberes e fazeres dos povos e comunidades tradicionais; o evento pretende estimular a livre circulação e apropriação do conhecimento em todas as camadas da sociedade, em especial as socialmente vulneráveis residentes em Porteirinha e nos municípios circunvizinhos; por fim, o TechDay possibilita aos participantes conhecer um pouco mais sobre as diversas áreas de interesse envolvendo ciência e tecnologia, bem como conhecer e promover os cursos ofertados pelo Campus.

No dia 25 de outubro, ocorreu a cerimônia de abertura oficial, e em seguida a palestra: A importância da geo

diversidade para sustentabilidade no Norte de Minas Gerais, que em seguida, foi sucedida pela mesa redonda: Como e por que a poluição ambiental faz mal à saúde? No vespertino tivemos as oficinas de: Sistema de controle de VersõesGit; 2. Reaproveitamento de óleo de cozinha para fabricação de sabão; 3. Práticas de física com materiais recicláveis; e, 4. Fusão de fibra óptica. No noturno tivemos outra palestra com a temática: Geotecnologias e suas abordagens aplicadas no contexto do semiárido brasileiro, e, logo após, tivemos uma mesa redonda em que se tematizou: Construindo o futuro: a conexão entre sustentabilidade, tecnologia e inovação.

Já no dia 26/10, no matutino tivemos a realização do concurso de paródias e poesia e em seguida a palestra: Como usar drones em projetos de energias renováveis?, após tivemos a realização de uma mesa redonda com o tema: Compreendendo Bioma Cerrado e a interação com as atividades econômicas no Norte de Minas. No período vespertino aconteceram as oficinas de: 1. Compostagem; 2. Desing gráfico com Canva; 3. Fusão de fibra óptica; 4. Produção de mudas de plantas nativas e frutíferas; 5. Tecnologias para produção de algodão sustentável no semiárido. No noturno tivemos uma palestra com o tema: Energias Renováveis como vetor de desenvolvimento do Semiárido Mineiro e na sequência das atividades a apresentação dos Projetos Integradores apresentados pelos Acadêmicos do Ensino Superior.

No dia 27/10, foram realizadas: a Mostra de Tecnologia e a apresentação dos Projetos Integradores executados pelos alunos do Ensino Médio Integrado, momentos esses que contamos com a presença dos alunos dos 9º anos das escolas públicas de Porteirinha.

Ademais o evento possibilitou aos alunos, servidores e comunidade externa conhecer e divulgar o que se produz de conhecimento em nosso Campus.

Aos que participaram e apoiaram agradecemos e esperamos contar com novas parcerias para as próximas edições do Tech Day Porteirinha.

Logo Link Acesse as fotos do VII Porteirinha Tech Day

1 DSC 0470     2 DSC 0567