Portal IFNMG - Outubro Rosa - Participe da campanha do IFNMG contra o câncer de mama: às segundas, vista-se de rosa Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 17h25 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 19h47

O Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) aderiu ao movimento Outubro Rosa a fim de propagar para toda a população, especialmente para todas as famílias e mulheres do Norte e Noroeste de Minas, Jequitinhonha e Vale do Mucuri a importância da prevenção, do autocuidado e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama. Estão sendo organizadas atividades que serão executadas ao longo do mês. Para as próximas próximas segundas deste mês, dias 16, 23 e 30, estudantes e servidores do IFNMG estão sendo convidados a vestirem rosa.

Nas redes sociais do IFNMG, a divulgação da campanha faz a chamada: “Quer participar da campanha com a gente? Então, às segundas-feiras do mês de outubro vamos colorir o IFNMG de rosa??? Use uma blusa (ou outra peça), um acessório ou um lacinho rosa. Se preferir, vista-se por inteiro de rosa! O importante é que as mulheres possam, cada vez mais, estarem alertas em relação ao próprio corpo e às formas de prevenção e combate ao câncer de mama”.

Diagnostico precoce salva vidaClique aqui ou na imagem para acessar a divulgação da campanha do IFNMG coontra o câncer de mama. A ideia é que a mobilização possa chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção, do autocuidado e do diagnóstico precoce. Além de vestirem-se de rosa, às segundas-feiras do mês de outubro, servidores e alunos podem compartilhar em suas redes sociais fotos e vídeos mostrando a adesão à campanha  e marcar o perfil do @ifnmg_oficial. O Departamento de Comunicação vai compartilhar a mobilização da campanha

Além de entrevistas com servidoras do IFNMG que venceram o câncer de mama, está prevista ainda uma Roda de Conversa sobre câncer de mama (que será transmitida para toda comunidade interna e externa do Instituto) com a médica oncologista Priscila Miranda, diretora-presidente da Associação Presente

Todos e todas no movimento do Outubro Rosa

As ações no IFNMG se somam ao movimento mundial, a fim de tentar diminuir a incidência e a taxa de mortalidade por causa do câncer de mama. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estão previstos que o ano chegue ao fim com mais de 73 mil novos casos. Em Minas Gerais, já foram registrados 7.670 novos casos só neste ano.

Na página do Instituto Nacional de Câncer (INCA), além de explicações sobre o Outubro Rosa, o câncer de mama e os principais fatores de risco, há diversos materiais informativos disponíveis para que as pessoas baixem e divulguem junto a seus familiares, amigos e colegas. “O objetivo do Outubro Rosa 2023 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença”, informa a página.

Clique aqui e acesse a página Outubro Rosa 2023 do INCA.