Portal IFNMG - Estão abertas as inscrições para o I Concurso de Fotografia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia / Porteirinha Tech Day. Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 16h30 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2023, 11h34

2

A Direção do Campus Avançado Porteirinha, com a equipe de comissão organizadora do VII Porteirinha Tech Day publicou o regulamento do I Concurso de Fotografia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia / Porteirinha Tech Day. O tema do concurso é “Patrimônio cultural Serra Geral: história, arte e território”.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O evento, que no ano de 2023 tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” conta com a colaboração e participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial as crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

O presente concurso tem como objetivo selecionar fotografias do patrimônio cultural da Serra Geral, que irão compor a agenda oficial do Campus Avançado Porteirinha no ano de 2024, fomentar e valorizar a produção fotográfica e ampliar o acervo, dando visibilidade aos patrimônios histórico, cultural, artístico e ambiental no território da Serra Geral.

O concurso é promovido pelo IFNMG - Campus Avançado Porteirinha, por meio da Direção Geral  do Campus e Comissão organizadora do VII Porteirinha Tech Day.

O I Concurso de Fotografia - da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/Porteirinha Tech Day consiste na apresentação de fotografias que ilustram a realidade do patrimônio artístico-cultural, histórico e territorial nas cidades em que estão localizadas.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até 13 de outubro. Estudantes, podem se inscrever através do link ou do QRCode da imagem a cima.

As fotografias selecionadas irão compor uma exposição que será realizada durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/ VII Porteirinha Tech Day. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão técnica e pelo júri popular no Instagram do IFNMG Campus Porteirinha @ifnmgporteirinha

O arquivo deverá ser anexado ao formulário de inscrição, e cada autor(a) poderá participar com até 3 (três) fotos, sendo 1 (uma) foto em cada categoria e será premiado apenas uma vez. A foto deverá ser inédita. A técnica para a criação da obra é livre, podendo ser utilizados recursos complementares de lentes, filtros especiais, ampliação, entre outros. As imagens podem ser coloridas ou em preto e branco.

Logo PDF REGULAMENTO

Logo Link INSCRIÇÃO