Portal IFNMG - Alunos do IFNMG - Campus Porteirinha participarão da 2ª fase da OMIF (Olimpíada de Matemática das Instituições Federais) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 15 de Maio de 2023, 08h34 | Última atualização em Segunda, 15 de Maio de 2023, 09h43

A Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) é um projeto criado em 2018 como parte dos eventos comemoraticos dos 10 anos de criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A ideia nasceu alguns anos antes, mas ganhou força e forma em 2017 com a participação do IFSULDEMINAS e do IFRN na 4ª Convenção Internacional de Jovens sobre Comércio e Economia, que aconteceu na Índia em outubro daquele ano. Nesse evento, os professores responsáveis Renato Machado Pereira (IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho) e Marcelo Henrique Carneiro Camilo (IFRN - Campus Natal Central) perceberam que a rede federal tinha condições para realizar a sua própria olimpíada, levando em conta o alto nível de seus professores, infraestrutura institucional e visão de educação. Assim, nasceu a parceria entre o IFSULDEMINAS e o IFRN, com o objetivo de fundar a OMIF.
As provas são elaboradas por professores da rede federal brasileira, os quais fomentam um banco de questões. Na 1ª fase, as provas das instituições participantes brasileiras são aplicadas em cada campus da rede federal. Os alunos aprovados nessa etapa vão para a 2ª fase, que é itinerante, sendo eleito a cada ano o local da próxima edição da OMIF.
Devido à pandemia, a 1ª fase da OMIF 2022 ocorreu no final do ano, em novembro, e a 2ª fase foi agendada para maio de 2023 no IFCE - Campus Fortaleza. A 2ª fase terá novamente prova e um evento com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais e uma novidade: uma feira de ciências aberta para as escolas estaduais, municipais e particulares da região do Campus Fortaleza.
É com grande orgulho que o IFNMG - Campus Avançado Porteirinha anuncia que 9 de nossos alunos foram aprovados para a segunda fase da OMIF 2022. O maior quantitativo entre os campi, do interior, ficando atrás apenas do campus sede em Montes Claros, que aprovou 10 alunos. Dois dos alunos aprovados finalizaram o ensino médio e não são mais alunos do IFNMG - Campus Avançado Porteirinha. Eles estão habilidatos a participarem da OMIF 2022 e o Instituto está se esforçando, dentro dos limites regimentais, para facilitar a participação de nossos egressos.

Depoimentos dos alunos:

"Tenho muitas expectativas para essa viagem da OMIF. Além de ser uma oportunidade incrível para viver novas experiências e adquirir conhecimento, vou conhecer novos lugares, novas pessoas, novas ideias, novos costumes, etc. É a primeira vez que vou participar do evento e da prova da OMIF, assim como é a primeira vez que vou viajar para outro estado para representar o Campus do IFNMG Porteirinha. Espero que tudo ocorra da melhor maneira possível, e que eu e os outros participantes consigam alcançar bons resultados." (Iudy Raiko)

"Estou bem ansiosa para a viagem porque nunca cheguei viajar para um lugar tão longe de MG. A sensação que estou sentindo é muito boa, poder representar o Campus Porteirinha nessa 2° fase da OMIF e também pra conhecer uma cultura diferente da minha é bem interessante." (Andressa Mileidy)

"Sobre a olimpíada? Espero que eu aprenda mais matemática e vai ser muito bom conhecer uma nova cidade" (Jhonatan Ruan)

DSC 01051

DSC 01021