Portal IFNMG - Ano letivo no IFNMG - Campus Porteirinha inicia com Jornada Pedagógica Ir direto para menu de acessibilidade.

Ano letivo no IFNMG - Campus Porteirinha inicia com Jornada Pedagógica

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 11h41 | Última atualização em Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 10h37

Realizada no período de 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2023, a Jornada Pedagógica do Campus Avançado Porteirinha teve como objetivo debater temas pertinentes aos processos que envolvem o ensino, aprendizagem e o planejamento das ações pedagógicas para o ano letivo.

No dia 30 de janeiro, todos os servidores foram recepcionados pelo Diretor de Ensino do Campus, professor Wilney Fernando Silva e pelo Diretor Geral, professor Pedro Paulo Pereira Brito. O momento teve como finalidade acolher servidores e colaboradores, compartilhar informações, planejar e alinhar projetos e ações e unir todos em torno da missão institucional.

Durante a recepção, o Diretor do Campus apresentou as parcerias com as prefeituras e abordou sobre a gestão, transparência do orçamento e as prioridades para as ações de melhorias e infraestrutura. O Diretor de Ensino, Wilney Fernando Silva, apresentou os calendários escolares e acadêmico, bem como algumas pautas e diretrizes para o ano letivo. Nessa oportunidade, também foram discutidos os seguintes assuntos: projetos de pesquisa e extensão, os desafios e perspectivas dos discentes ingressantes que possuem necessidades específicas e entrega de documentos nas Secretarias e no Núcleo Pedagógico.

No segundo dia, os servidores participaram do planejamento para a recepção dos discentes com vistas à promoção do acolhimento e estratégias de integração entre alunos ingressantes e veteranos e servidores. No momento seguinte, foram traçadas propostas para os projetos pedagógicos interdisciplinares durante todo o ano de 2023, com temáticas relevantes para serem trabalhadas em sala de aula, como: a Feira de Ciências, o Porteirinha TechDay, jogos internos, Setembro das Cores, Novembro Negro e o simulado preparatório para o ENEM.

Já no dia 1º de fevereiro, o Campus recebeu a diretora da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) do IFNMG, a professora Maria Flávia Pereira Barbosa, que ministrou uma palestra e abordou o tema “Interseccionalidade nas Ações da Assistência Estudantil e Inclusão”. Nesse momento, a diretora sensibilizou os servidores que a escola trabalhe na perspectiva inclusiva, afirmou que todos os estudantes devem conviver e compartilhar o mesmo ambiente de ensino e aprendizagem, livres de discriminação de qualquer natureza. Enfatizou ainda que é preciso valorizar as potencialidades de cada sujeito e ofertar condições para que todos aprendam e se desenvolvam integralmente. No turno da tarde, as servidoras Soraya Rocha Melo e Aline Silvania dos Santos, membros do Núcleo de Educação Inclusiva da Reitoria do IFNMG, ministraram a palestra “Flexibilização e Adaptação Curricular”, que objetivou discutir um currículo flexível com a intenção de garantir o exercício dos direitos dos alunos com necessidades específicas. Logo após, houve uma oficina para preenchimento do Plano Individual do Aluno - PIA, momento de construir de forma conjunta e participativa.

No terceiro dia pela manhã, houve o planejamento pedagógico por área; à tarde, aconteceu o planejamento docente individual, momentos esses em que os professores puderam discutir e elaborar seus planos de ensino e os planejamentos das disciplinas e das ações didáticas.

No último dia da Jornada Pedagógica, o servidor Roberto Marques, Diretor do Departamento do Ensino Superior da Reitoria do IFNMG, ministrou uma palestra sobre o Regulamento da Atividade Docente; após esse momento, ofereceu uma oficina sobre o preenchimento do Plano Individual de Trabalho (PIT) e do Relatório Individual de Trabalho (RIT) no Sistema Acadêmico Cajuí.

Para o Diretor de Ensino, professor Wilney Fernando, “a Jornada Pedagógica representou um momento especial em que professores, juntamente com a equipe técnica, prepararam-se não apenas para iniciar um novo ano letivo, mas para refletir as práticas e iniciar de forma mais eficiente, acolhedora e humana”.

Por fim, o IFNMG - Campus Avançado Porteirinha deseja a todos os alunos e servidores um excelente ano letivo!

foto de capa