Portal IFNMG - Lançamento do livro “Subproduto de Compostagem: Avaliação como Biofertilizante” reúne comunidade em evento no Sesc de Januária. Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 16 de Abril de 2024, 11h12 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2024, 11h23

No dia 10 de abril de 2024, o Sesc de Januária foi palco de um evento de grande relevância para a comunidade acadêmica e ambiental. Rita Freire, mestre em química e professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, campus Januária (IFNMG), promoveu o lançamento de seu livro, "Subproduto de Compostagem: Avaliação como Biofertilizante". A obra, que aborda a problemática do descarte de resíduos sólidos e propõe soluções sustentáveis, atraiu a participação de aproximadamente 140 pessoas, incluindo estudantes, professores e membros da comunidade.

IMG 7954 Copia IMG 7814 Copia

A recepção dos convidados ficou por conta dos estudantes do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Hellen Araújo Pimenta, Robert Oliveira Rocha, Camilly Ramos do Amparo Silva e Isabella Muniz de Melo. O evento teve início com as calorosas boas-vindas do cerimonialista, João Victor Pereira Barros, que acolheu todos os presentes. Em seguida, o diretor do campus Januária, Emanoelito Fernandes Vieira Júnior, fez uma eloquente fala sobre a importância do incentivo à publicação de obras científicas na instituição, destacando o trabalho de Rita Freire como exemplo inspirador para os estudantes e pesquisadores. Vale ressaltar que o livro foi publicado através de um edital do IFNMG, que financia obras de pesquisadores da instituição, destacando ainda mais a relevância do evento. O professor de agronomia, Dr. Nelson Licínio Campus de Oliveira, trouxe reflexões pertinentes sobre a relevância do aproveitamento de subprodutos como biofertilizantes, enriquecendo o debate e reforçando a importância do tema abordado no livro da autora.

apresentador  IMG 7766  IMG 7742

Além das palestras, o evento ofereceu uma diversidade de apresentações culturais, incluindo performances das talentosas bailarinas do ballet Gisele Dias e recitações poéticas pela aclamada poeta Anatália Moreira Freire. Os participantes também puderam desfrutar de uma variedade de iguarias da culinária típica local, como acarajé, arroz com pequi, espetinho e paçoca de carne, preparadas com carinho pela comunidade januarense e disponíveis em barraquinhas durante o evento. A festividade foi enriquecida com sorteios de brindes e a distribuição gratuita de exemplares da obra lançada. Todos os professores e funcionários do IFNMG presentes no evento, além de vários alunos e convidados da comunidade, foram contemplados com um exemplar da autora, proporcionando aos mesmos a chance de levar um pedaço do conhecimento de Rita Freire para casa.

IMG 7757 IMG 7739

Para completar a emoção da noite, a filha e esposo de Rita Freire, Eduarda Freire e Magno Borborema, prestaram uma emocionante homenagem à autora, demonstrando o orgulho e admiração pela sua dedicação e contribuição para a ciência e para a comunidade. A festa foi finalizada com um emocionante momento de celebração, com um bolo de aniversário em homenagem à autora, que fez aniversário no dia 03, trazendo um encerramento festivo e memorável para o evento. Foi um momento único, enriquecedor e inspirador.

IMG 7863 Copia IMG 7768 Copia

O lançamento do livro não apenas ofereceu uma oportunidade para a disseminação do conhecimento científico, mas também proporcionou um espaço de intercâmbio cultural e valorização da comunidade local. Através do engajamento de diversos setores da sociedade, o evento demonstrou o potencial de união e colaboração em prol de práticas mais sustentáveis e conscientes. O legado deixado por Rita Freire e sua obra certamente ecoará na região de Januária e inspirará futuras iniciativas em direção a um futuro mais sustentável e harmonioso com o meio ambiente.

IMG 8027 IMG 7829 Copia