Portal IFNMG - Campus Januária realiza aula inaugural do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2023, 11h14 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 13h41

No dia 17 de julho de 2023, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Januária realizou a aula inaugural do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. O evento contou com a participação especial do Sr. Antenor Ribeiro Sobrinho, proprietário da NorteSol, que realizou uma palestra sobre a Lei 14.300 e a mudança do sistema de compensação de crédito de energia.

WhatsApp Image 2023 07 19 at 10.22.17 WhatsApp Image 2023 07 19 at 10.22.21 2

A aula inaugural marcou o início da jornada para os estudantes que buscam se aprofundar no campo das energias renováveis a se tornarem profissionais qualificados para atender às demandas crescentes desse setor em constante evolução.

Antenor Ribeiro Sobrinho, com uma vasta experiência e conhecimento sobre o assunto, foi o convidado de honra para a palestra. Durante sua apresentação, Antenor destacou a importância da Lei 14300 e como ela impactou significativamente o sistema de compensação de crédito de energia no Brasil e sobre o mercado atual para o curso em questão.

A Lei 14300, sancionada recentemente, trouxe mudanças significativas para o setor de energias renováveis. O palestrante explicou em detalhes as principais alterações e como elas afetem tanto os consumidores quanto os profissionais do ramo. Ele discutiu a transição do sistema de compensação de crédito de energia, ressaltando os desafios e oportunidades que surgiriam nesse novo cenário.

Durante a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e interagir com Antenor, aproveitando ao máximo seu vasto conhecimento. A energia renovável, especialmente a solar, tem se tornado cada vez mais relevante no contexto energético global, e o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis do IFNMG - Campus Januária proporcionará aos estudantes as habilidades necessárias para atender a essa demanda crescente.

WhatsApp Image 2023 07 19 at 10.22.22

A aula inaugural foi organizada pela coordenadora do projeto em Januária, Profª Laura Thebit de Almeida, o supervisor do Curso Raimundo Viana Lopes Júnior e a Apoio às atividades acadêmicas e administrativas Leonarda Alves Duarte; o evento teve a participação do Diretor Substituto Paulo Vitor do Carmo Batista, o Diretor de Extensão Giuliano Viana de Alkmim, a Diretora de Ensino Ariane Gonçalves Oliveira e os professores que ministrarão o curso. Os alunos sentiram-se entusiasmados em embarcar nessa jornada educacional e profissional, cientes de que estavam adentrando um campo com enorme potencial de crescimento profissional.

WhatsApp Image 2023 07 19 at 10.22.23 1  WhatsApp Image 2023 07 19 at 10.22.19 3 WhatsApp Image 2023 07 19 at 10.22.19 4

Ao final da aula magna foram sorteados brindes aos alunos presentes e repassados informes do funcionamento do curso.

WhatsApp Image 2023 07 19 at 10.22.21 1  WhatsApp Image 2023 07 19 at 10.22.21 WhatsApp Image 2023 07 19 at 10.22.20 3

O IFNMG - Campus Januária agradece a Antenor Ribeiro Sobrinho por compartilhar seu conhecimento e por inspirar os futuros eletricistas de sistemas de energias renováveis. A instituição está comprometida em oferecer um ensino de qualidade e preparar seus alunos para enfrentar os desafios e oportunidades desse setor em constante evolução, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente das energias renováveis.

WhatsApp Image 2023 07 19 at 10.22.20 2