Portal IFNMG - Professor do Campus Januária publica artigo em periódico A1 Ir direto para menu de acessibilidade.

Professor do Campus Januária publica artigo em periódico A1

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 15h51 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 16h08

IMG 20180626 060502 Rodrigo de Castro Lima, professor EBTT do curso de Licenciatura em Física do IFNMG Campus Januária, é licenciado, mestre e doutor em Física. Recentemente, no dia 19 de Setembro de 2022, teve seu artigo publicado no periódico Journal of High Energy Physics (JHEP). A revista científica e periódico em questão é de acesso aberto (APCs - SCOAP³), de propriedade da International School for Advanced Studies (SISSA - Trieste, Itália) e publicada pela Springer. Possui fator de impacto de 6.379 (dados de 2021) e Qualis Capes A1. Intitulado como “A pilot study on canonical gravity with mass dimension one fermions” (Um estudo piloto em gravidade canônica com férmions de dimensão de massa um), o artigo é fruto de um dos resultados de sua tese de doutorado em Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) - Faculdade de Engenharia e Ciências - Câmpus de Guaratinguetá/SP, na linha de Física Teórica – área de Partículas e Campos. O trabalho contou com a colaboração dos professores/pesquisadores Thiago M. Guimarães [IFPR Campus Ivaiporã] e Saulo Henrique Pereira [Unesp Campus Guaratinguetá].

Os resultados originais do artigo revelam a possibilidade de que um proeminente candidato à matéria escura possa cumprir uma função similar à energia escura, uma constante cosmológica variável no tempo e/ou potenciais do tipo Brans-Dicke, quando analisado o comportamento da densidade de vínculos hamiltoniano e de difeomorfismo que emergem do acoplamento entre esse campo de matéria e o campo gravitacional sob o formalismo canônico ADM-tetradas. Tal conteúdo material é caracterizado por um campo quântico fermiônico chamado MDO (Mass Dimension One fermion) e construído sobre um conjunto completo de espinores denominados Elko (acrônimo alemão de Eigenspinoren des Ladungskonjugationsoperators). Por ser autoespinor do operador conjugação de carga e ter dimensão canônica de massa um, suas partículas associadas são eletricamente neutras e permitem autointerações, características fundamentais para representar a matéria escura.

A pesquisa ainda reforça que a densidade de lagrangiana emergente da ação construída via interação dos campos MDO e gravitacional, com a dualidade de Palatini-Holst, em folheações ADM decomposta em campos de tetradas, permite uma estrutura geral para análises futuras sob qualquer métrica do espaço-tempo à luz da Loop Quantum Gravity (LQG) (Gravitação Quântica em Laços), a fim de garantir uma possível quantização canônica direta entre a gravidade e esse campo de matéria fermiônica.

O professor ressalta a importância do tripé ensino-pesquisa-extensão na carreira docente, que deve ser equilibrado em carga horária e inseparável. Sem esse tripé, pesquisas dessa importância são incapazes de serem realizadas por docentes na instituição. Lamenta profundamente os cortes orçamentários e investimentos nas pastas de Educação e Ciência & Tecnologia nos últimos anos, mantendo, porém, esperanças para dias melhores. Por fim, e não menos importante, sente-se orgulhoso em levar o nome da instituição IFNMG - Campus Januária em uma publicação de nível relevante para essa área do conhecimento.

Acesse a página do periódico CLICANDO AQUI