Portal IFNMG - Professor do Campus Januária publica artigo em periódico A1 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professor do Campus Januária publica artigo em periódico A1

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 15h51 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 16h08

IMG 20180626 060502 Rodrigo de Castro Lima, professor EBTT do curso de Licenciatura em Física do IFNMG Campus Januária, é licenciado, mestre e doutor em Física. Recentemente, no dia 19 de Setembro de 2022, teve seu artigo publicado no periódico Journal of High Energy Physics (JHEP). A revista científica e periódico em questão é de acesso aberto (APCs - SCOAP³), de propriedade da International School for Advanced Studies (SISSA - Trieste, Itália) e publicada pela Springer. Possui fator de impacto de 6.379 (dados de 2021) e Qualis Capes A1. Intitulado como “A pilot study on canonical gravity with mass dimension one fermions” (Um estudo piloto em gravidade canônica com férmions de dimensão de massa um), o artigo é fruto de um dos resultados de sua tese de doutorado em Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) - Faculdade de Engenharia e Ciências - Câmpus de Guaratinguetá/SP, na linha de Física Teórica – área de Partículas e Campos. O trabalho contou com a colaboração dos professores/pesquisadores Thiago M. Guimarães [IFPR Campus Ivaiporã] e Saulo Henrique Pereira [Unesp Campus Guaratinguetá].

Os resultados originais do artigo revelam a possibilidade de que um proeminente candidato à matéria escura possa cumprir uma função similar à energia escura, uma constante cosmológica variável no tempo e/ou potenciais do tipo Brans-Dicke, quando analisado o comportamento da densidade de vínculos hamiltoniano e de difeomorfismo que emergem do acoplamento entre esse campo de matéria e o campo gravitacional sob o formalismo canônico ADM-tetradas. Tal conteúdo material é caracterizado por um campo quântico fermiônico chamado MDO (Mass Dimension One fermion) e construído sobre um conjunto completo de espinores denominados Elko (acrônimo alemão de Eigenspinoren des Ladungskonjugationsoperators). Por ser autoespinor do operador conjugação de carga e ter dimensão canônica de massa um, suas partículas associadas são eletricamente neutras e permitem autointerações, características fundamentais para representar a matéria escura.

A pesquisa ainda reforça que a densidade de lagrangiana emergente da ação construída via interação dos campos MDO e gravitacional, com a dualidade de Palatini-Holst, em folheações ADM decomposta em campos de tetradas, permite uma estrutura geral para análises futuras sob qualquer métrica do espaço-tempo à luz da Loop Quantum Gravity (LQG) (Gravitação Quântica em Laços), a fim de garantir uma possível quantização canônica direta entre a gravidade e esse campo de matéria fermiônica.

O professor ressalta a importância do tripé ensino-pesquisa-extensão na carreira docente, que deve ser equilibrado em carga horária e inseparável. Sem esse tripé, pesquisas dessa importância são incapazes de serem realizadas por docentes na instituição. Lamenta profundamente os cortes orçamentários e investimentos nas pastas de Educação e Ciência & Tecnologia nos últimos anos, mantendo, porém, esperanças para dias melhores. Por fim, e não menos importante, sente-se orgulhoso em levar o nome da instituição IFNMG - Campus Januária em uma publicação de nível relevante para essa área do conhecimento.


Acesse a página do periódico CLICANDO AQUI

DOWNLOAD DO ARTIGO

Fim do conteúdo da página