Portal IFNMG - Estudo publicado em revista Qualis A, mostra a importância das metodologias aplicadas na educação em saúde, médica do Campus Almenara é uma das autoras do artigo Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2024, 07h53 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 15h30

Estudo publicado em Revista Qualis A3, legitima a importância das metodologias ativas na educação em saúde; médica do IFNMG é uma das autoras do artigo.

Uma pesquisa recente lançou luz sobre o impacto das metodologias da educação em saúde, voltados para o ambiente escolar.

Os resultados publicados no artigo intitulado: Educação em saúde no ambiente escolar: Práticas interdisciplinares, garantias constitucionais e pleno desenvolvimento da pessoa, apontam para o papel crucial de desenvolver metodologias ativas na promoção do bem estar físico, mental e social dos estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos saudáveis e conscientes.

O estudo publicado em janeiro/2024, é feito de uma pesquisa conduzida por doutorandos em Saúde Pública da UNIVERSIDAD DE CIENCIAS EMPRESARIALES Y SOCIALES (UCES), Argentina, entre eles, a Dra. Rosângela Ferreira Ribeiro, médica do Campus Almenara.

As metodologias são abordagens pedagógicas que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, estimulando sua participação ativa, autonomia e construção do conhecimento. Elas buscam proporcionar um ambiente voltado para a formação sócio educacional, capaz de contribuir na formação dos sujeitos, de forma plena, íntegra e saudável.

Conforme explica o próprio artigo, as metodologias ativas são abordagens pedagógicas que buscam orientar comportamentos acerca da prevenção ou redução de danos à saúde.

Destacam-se alguns pontos relevantes sobre educação em saúde no ambiente escolar como:

• Prevenção de doenças,
  • Educação Alimentar e Nutricional,
  • Atividade Física,
  • Saúde Mental,
  • Educação sexual,
  • Prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas,
  • Parcerias com a comunidade externa,
  •  Avaliação contínua.

O Programa Saúde na Escola [PSE], promove a integração entre os grupos de saúde e educadores, buscando ações conjuntas, para abordar questões de saúde no ambiente escolar.

Na conclusão do artigo, os pesquisadores ressaltam que na educação em saúde, faz-se necessário considerar as diferenças culturais na promoção da saúde, reconhecendo a diversidade de práticas e crenças relacionadas à saúde.

Para acessar o trabalho, CLIQUE AQUI!

Figura 1 - Palestra tabagismo na Atenção Básica com Alunas do IFNMG.pngFigura 1 - Palestra tabagismo na Atenção Básica com Alunas do IFNMG

Figura 2 -  Palestra  tabagismo com os usuários e alunas do IFNMG.png
Figura 2 -  Palestra  tabagismo com os usuários e alunas do IFNMG

Figura 3 - Dinâmica de Grupo realizado pelas alunas.pngFigura 3 - Dinâmica de Grupo realizado pelas alunas

Figura 4 - Equipe do IFNMG Projeto Educação em Saúde na Atenção Básica.pngFigura 4 - Equipe do IFNMG Projeto Educação em Saúde na Atenção Básica

Figura 5 - Projeto Anti-Tabagsimo no Presídio com Equipe do IFNMG.pngFigura 5 - Projeto Anti-Tabagsimo no Presídio com Equipe do IFNMG

Figura 6 -  Projeto premiado em 1º lugar e apresentado no Rio de Janeiro.jpgFigura 6 -  Apresentação  do  trabalho q ganhou 1° lugar, no SIC Aracuai na modalidade pôster, pela aluna no Congresso do Rio de Janeiro (I CONPISUD).

Figura 7 - Palestra Zika Vírus - Campus Almenara.jpegFigura 7 - Palestra Zika Vírus - Campus Almenara

Figura 8 - Palestra Assistência Estudantil- Campus Almenara.jpgFigura 8 - Palestra Assistência Estudantil - Campus Almenara