Portal IFNMG - Localização Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Localização

Publicado: Terça, 26 de Janeiro de 2016, 19h09 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2019, 10h36

                                          

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Almenara está situado  na Rodovia BR 367, km 111, S/N, Almenara/Jequitinhonha, CEP.: 39.900-000, Caixa Postal: 50, no município de Almenara - Minas Gerais , cujo município possui uma Área da unidade territorial (km² ) de 2.294,426km, com população estimada em 2015 de 41.296 habitantes.

predio adm

Almenara está localizada no Médio-Jequitinhonha, às margens do Rio Jequitinhonha, dentro da região conhecida como Vale do Jequitinhonha.

As belezas naturais de Almenara estão principalmente em suas praias pluviais, sendo que, no passado, a cidade teve a maior praia pluvial do Brasil. Porém, devido à intensa exploração de ouro nos leitos do rio Jequitinhonha, e da contaminação das águas com mercúrio, o rio sofreu problemas de assoreamento, tendo perdido volume d’água. Mas, ainda sim, contribui para a rica beleza natural da região. Outros pontos de beleza singular da cidade são o Ribeirão das Águas Belas, com suas corredeiras, e o Morro do Cruzeiro, ponto famoso entre os conhecedores do vôo livre, em esportes como asa delta e parapente.

Mais marcantes que as belezas naturais, são as belezas culturais intrincadas na cidade e em seu povo hospitaleiro. Dentre tantas culturas presentes no Vale do Jequitinhonha, a cidade de Almenara também possui fortes expressões culturais próprias disseminadas em meio a sua população. O Coral da Igreja de São João Batista, o Coral de Almenara e o Coral das Lavadeiras são típicas expressões musicais da cidade.

ALMENARA

Criado em: 26/01/2016

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página