Portal IFNMG - Curso Técnico em Informática do Campus Almenara realiza Visita Técnica na cidade de Petrópolis/RJ Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 09h25 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 09h28
Visita Técnica Petrópolis 2023

Com o objetivo de promover a valorização do profissional Técnico em Informática e a formação integral do cidadão, o IFNMG Campus Almenara promoveu, no período de 12 a 16 de dezembro de 2023, viagem técnica e cultural à cidade de Petrópolis – RJ, sob a coordenação do Professor Marcos Vinícius Montanari, coordenador do curso, apoiado por Marco Aurélio Madureira de Carvalho, professor do curso de Informática, e por Cláudia Adriana Souza Santos, professora de Língua Portuguesa da turma.

Essa viagem técnica e cultural contemplou todos(as) os(as) estudantes do 3º ano do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, turma 0121, visto que contou com o apoio da Direção Geral e da Direção de Ensino da instituição, com transporte oficial com motoristas e auxílio estudantil para a manutenção das diárias dos discentes na viagem.

Para melhor aproveitamento do potencial tecnológico e cultura da cidade, o professor Marcos Montanari entregou, logo no início da viagem, pasta institucional a cada integrante da missão, com projeto e roteiro da viagem, assim como informações – contento explanação, orientações e imagens de cada ponto a ser visitado na cidade – bloco de anotações e caneta.

Nesse sentido, os dias 14 e 15 de dezembro foram reservados para a missão, que começou com visitação ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em que todos(as) puderam conhecer o Supercomputador Santos Dumont, que é, hoje, o principal “nó” do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Esse supercomputador atualmente opera com 51 projetos científicos e tecnológicos de todo o Brasil, distribuídos em áreas do conhecimento como astronomia, ciência da computação, ciências agrárias, biológicas, da saúde, dos materiais e sociais, engenharias, física, geociências, matemática, meteorologia e química. Além disso, a máquina está disponível à comunidade científica e tecnológica, ou seja, a pesquisadores vinculados a instituições brasileiras, cuja pesquisa necessite de processamento de alto desempenho.

Essa visita técnica ofereceu ao grupo momentos guiados de explanação sobre o laboratório, potencial e visita dentro do Supercomputador, e ainda visitação à biblioteca do Laboratório, momento em que foram apresentadas as produções científicas do LNCC, elementos históricos da instituição e recursos que o setor disponibiliza a estudantes e pesquisadores de todas as regiões do Brasil, assim como apoio à iniciação científica, em colaboração a instituições de ensino como CEFET, e cursos de pós-graduação lato sensu.

Após essa primeira visitação, o grupo foi direcionado ao Palácio da Quitandinha (ou SESC Quitandinha), espaço/museu dedicado à arte e a toda expressão cultural, desde a história do prédio até exposições temáticas abertas ao público, e, a seguir, ao Museu Casa de Santos Dumont, que foi a residência de verão do cientista, onde estão expostas várias criações do Pai da Aviação, documentos, móveis, os quais mostram as invenções de Dumont e o estilo de vida da época.

No dia 15 de dezembro, as visitas foram iniciadas pelo Museu de Cera de Petrópolis, instalado em casarão do século XX, em que se apresentam personalidades nacionais e internacionais em tamanho real e perfeição.

No mesmo dia, aconteceu a visitação guiada à Catedral de São Pedro Alcântara de Petrópolis, inclusive à torre da igreja, em que se explanou toda a história da fundação da catedral e dos elementos sacros, históricos e presentes nos vitrais do santuário.

A viagem encerrou-se com “chave de ouro”: a visitação ao Museu Imperial, que foi a casa de verão da família imperial, no período governado por D. Pedro II. Nesse cenário, todos os cômodos, assim como os inúmeros e valiosos elementos existentes na casa, foram apresentados pela professora de história do Museu que guiou o grupo por dentro da história, como uma viagem no tempo, com detalhes de explicação e explanação de dúvidas que surgiram no decorrer da visita.

Além de conhecer a parte histórica da cidade, foi possível apreciar a gastronomia local e galeria de lojas de artesanatos, como também de praças e shopping da cidade.

Sobremaneira, essa missão possibilitou conhecimentos ímpares e promoveu o registro de memórias para além do momento presente, o que, de fato, levou estudantes e docentes à tecnologia e à história, e a mundos até então imaginários. Diante disso, mais uma vez, o IFNMG campus Almenara levou jovens para além dos muros da escola e impulsionou neles possibilidades que somente a educação oferece na formação do cidadão autônomo e consciente de seu lugar no mundo.