Portal IFNMG - Estudantes e servidores do IFNMG estão na França, participando do VII Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade” Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Estudantes e servidores do IFNMG estão na França, participando do VII Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 14h53 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 16h10

Estudantes do IFNMG Franca

Uma comitiva de dez estudantes do IFNMG está na França para participar do VII Fórum Franco-Brasileiro “Ciência e Sociedade”, realizado pelo governo do país. O fórum começou no dia 16 e segue até o próximo dia 27 de outubro de 2023, com a temática “Papel da Humanidade e das Ciências nas Transições Agroecológicas e Sociais” nos três eixos: cuidar dos seres vivos; produzir e consumir de maneira alternativa; e promover evolução e adaptação dos agroecossistemas em nível local”. 

O grupo é composto pelos seguintes alunos, que foram selecionados por meio de edital elaborado em cada campus participante: Natália Alves Santana, Emília Kelly Barbosa Brito e Lavínia Araújo Cabral, do IFNMG Campus Salinas; Gesmo Duarte de Oliveira, Leandro Botelho Alves de Miranda Filho, Marina Dias Nunes, Sarah Fazendeiro Teixeira  e Julianne Vieira Chaves, do IFNMG-Campus Almenara; e Ana Caroline Soares Da Rocha Macedo e  Taís Rodrigues da Silva, do IFNMG-Campus Januária. Acompanham os estudantes os servidores Marival Pereira de Sousa e Joan Bralio Mendes Pereira, do Campus Almenara; Alberto Luiz Ferreira Berto, do Campus Januária; e Andreia de Paula Viana, do Campus Salinas. 

Encontros, parcerias e oportunidades

Para o servidor Marival, do Campus Almenara, a viagem contribuirá de diversas maneiras para a formação dos estudantes, desde as experiências no campo social e cultural quanto na aquisição de conhecimentos. "Todos chegamos aqui com uma imensa expectativa em relação ao fórum. Vamos aproveitar toda a experiência cultural e os alunos estão adquirindo conhecimentos aqui que vão se somar aos processos de ensino-aprendizagem que são desenvolvidos no âmbitod o Instituto", destaca o servidor. 

O servidor Joan Bralio também pontua a importância na imersão cultural e nos processos produtivos da ciência no contexto francês: "Acompanhamos de perto com os parceiros esses sistemas produtivos e pudemos trocar muitas informações que nos possibilita enxergar novas perspectivas". 

O estudante de engenharia agronômica Leandro Botelho, do Campus Almenara, confirma as expectativas dos servidores e fala do que espera com a participação do IFNMG no Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França. "Aprendemos bastante sobre agricultura biológica, juntamente com a agroecologia. E também repassamos um pouco do que é feito no Brasil". Em relação a minha expectativa para o Fórum, queremos falar um pouco sobre a nossa região, de onde a gente veio e o que temos para oferecer para os outros participantes do fórum, a fim de agregar para que no futuro possamos estar aqui novamente compartilhando novas experiências", aponta o estudante. 

IFNMG na Franca Uma comitiva de dez estudantes do IFNMG, dos campi Almenara, Januária e Salinas, acompanhados de quatro servidores, está na França, para participar do Fórum Ciência e Sociedade, realizado pelo governo do país. Os alunos foram selecionados por meio de edital elaborado em cada campus participante
 

Desde 2005, o Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França reúne a cada dois anos, alternadamente na França e no Brasil, participantes de instituições educacionais agrícolas francesas e brasileiras. O fórum é organizado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação da França em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif.

Segundo a  coordenadora de Relações Internacionais do IFNMG, Carla Burle, a participação no Fórum fortalece a parceria do Instituto com a França. Ela destaca que a parceria está em vigor desde  2017 . “Trata-se de uma união que abre caminho para novas oportunidades entre nossa instituição e os Liceus parceiros. E eventos dessa grandeza potencializam trocas educacionais e científicas entre as instituições francesas e brasileiras em áreas estratégicas para os dois países, colaborando para a produção científica, a troca cultural e o desenvolvimento do ensino”, pontua a coordenadora. 

 Estudantes do IFNMG Franca materia
Desde 2005, o Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França reúne a cada dois anos, alternadamente na França e no Brasil, participantes de instituições educacionais agrícolas francesas e brasileiras. O fórum é organizado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação da França em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) 
Fim do conteúdo da página