Portal IFNMG - Discentes do Curso de Engenharia Agronômica/Campus Almenara participam de Seminário das Potencialidades do Cacau no Jequitinhonha Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 20h20 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 20h20

No dia 31 de outubro de 2023, os discentes do curso de Engenharia Agronômica/Campus Almenara viajaram para a cidade de Bandeira, baixo Jequitinhonha/ Minas Gerais, para participar e acompanhar o circuito de palestras do Seminário Potencialidades do Cacau no Jequitinhonha.

A visita técnica foi organizada pelo professor Dr. José Maria Gomes Neves, da disciplina de Fruticultura I, e contou com o apoio e participação do Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica, o professor Dr. Edimilson Alves Barbosa, da disciplina da área de Plantas Daninhas, e dos professores Dr. Rafael Rodrigues Silva da disciplina de Fitopatologia e Dra. Jennifer Guimarães Silva, da disciplina Extensão Rural.

O evento teve como objetivo abordar temas relevantes para potenciais produtores, produtores já atuantes no setor cacauicultura para que a atividade ganhasse ainda mais relevância e traduzisse seu potencial em desenvolvimento econômico da região. Assim, o seminário teve os painéis que abordaram: - Produção em escala e sustentável do cacau; - O mercado do cacau: oportunidade e Desafios; - Como tornar a Região Reconhecida na Produção de Cacau; finalizando com Tour na mostra de produtos locais na área externa. Esse seminário foi promovido pela parceria do Sebrae, Emater/MG e da Prefeitura Municipal de Bandeira - MG.

A viagem técnica teve como propósito promover atividade didático-pedagógica com caráter educativo, objetivando complementar a aprendizagem técnica e promover o enriquecimento sociocultural, científico e de relacionamento humano dos discentes dos 3,º 5º, 7º e 9º período do Curso de Engenharia Agronômica.

A discente Marina Dias Nunes, do 5º período do Curso de Engenharia Agronômica, a oportunidade de participar no Seminário de Potencialidades do Cacau no Jequitinhonha foi o pontapé inicial para tornar a cultura do cacau uma das principais atividades da região, tendo em vista que as palestras realizadas agregaram conhecimento a todos aqueles que almejam trabalhar ou conhecer a cultura. E para nós futuros Engenheiros Agrônomos, o cacau se mostrou uma alternativa com inúmeras possibilidades que podem ser trabalhadas na região visando a preservação das características do bioma na qual estamos inseridos.

A discente Sarah Fazendeiro Teixeira do 7º período de Engenharia Agronômica, que atualmente está cursando a disciplina de Fruticultura I, relatou que “O Seminário Potencialidades do Cacau no Jequitinhonha me fez mudar a visão em relação a Cacauicultura, pois a sua importância vai muito além do consumo de chocolate, contudo, tem a capacidade de alavancar a economia regional e ser fonte de renda para diversas famílias, além de preservar o solo, com o sombreamento da área também preserva a umidade do ambiente e recupera áreas degradadas. No entanto, essa experiência agregou e muito na minha vida tanto pessoal quanto profissional, foi uma ótima oportunidade de expandir meus conhecimentos e network”.

WhatsApp Image 2023-09-01 at 20.18.18.jpeg