Portal IFNMG - Comemoração ao Dia do Zootecnista no campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

Comemoração ao Dia do Zootecnista no campus Almenara

Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 15h55 | Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2023, 15h56

Dia 13 de maio foi o dia do Zootecnista e, para comemorar a data, no dia 16/05, foi realizado o evento “Dia do Zootecnista” no IFNMG campus Almenara, organizado por comissão formada por professores, coordenação, servidores e discentes do Curso técnico em Zootecnia integrado ao Ensino Médio.

Em sua 12ª edição, o evento, que teve programação durante todo o dia, buscou fomentar a valorização profissional do Técnico em Zootecnia e o fortalecimento das bases de formação discente, por meio da promoção do desenvolvimento das competências e das habilidades profissionais.

Para isso, no período da manhã, houve abertura oficial com a presença do Diretor Geral do campus, Professor Joaquim Neto de Sousa Santos, Marival Pereira de Sousa (Coordenador da Coordenadoria de Produção), Inácio de Loyola Ruas Lima (Coordenador de Ensino), professores e discentes, ainda com apresentação cultural realizada por estudantes do curso.

Após esse momento formal, os(as) discentes participaram em grupos de Quiz virtual – com questões sobre os conteúdos técnicos – que contou com premiação para a equipe vencedora. Depois do coffee break, a coordenadora do Curso, professora Cláudia Adriana Souza Santos, e os(as) discentes fizeram homenagem de reconhecimento e gratidão ao professor e zootecnista Paulo Eduardo Ferreira dos Santos.

O evento prosseguiu com a palestra “Cavalos para Esporte e Trabalho – hobbie, negócio e cultura”, proferida por Paulo Andrade – empresário rural Marca PA, domador e treinador de equinos. No período da tarde, os(as) estudantes participaram das oficinas: “Cerca elétrica como ferramenta de manejo de pasto”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e empresário Murillo Costa Pinheiro; “Suplementação de Bovinos a pasto”, ministrada por Wagner Rodrigues de Oliveira – zootecnista e mestrando em Nutrição Animal pela PPGVET-IFNMG; “Gestão e Cuidados na recria leiteira”, ministrada por Rayane Clemente Jorge, zootecnista e consultora técnica do SENAR; “Iniciação às rédeas”, ministrada pelo parceiro Paulo Andrade.

Nesse contexto, vale frisar que a organização do evento foi coordenada por professores, no entanto os(as) estudantes, membros da comissão, assumiram o protagonismo da celebração, visto que foi deles(as) toda a performance na organização, no cerimonial, na busca de patrocínios, na interação com os(as) demais alunos(as) e no apoio aos professionais convidados.

Sobre isso, o presidente da comissão organizadora da solenidade, professor Paulo Eduardo, destacou, como “pontos altos” do evento, o protagonismo dos alunos, a organização impecável, a qualidade das oficinas e gabarito dos palestrantes”. Ainda acerca da avaliação do evento, a coordenadora do curso, professora Cláudia Santos, enfatizou que “o momento possibilitou o estreitamento de laços entre estudantes das três séries, como também evidenciou a figuração principal da comissão estudantil, a qual praticamente realizou o evento de forma autônoma”.

Da mesma forma, o Coordenador de Ensino, Inácio de Loyola, enfatizou: “O evento em comemoração ao Dia do Zootecnista foi um sucesso e já faz parte do calendário escolar do Campus Almenara. Destaco o protagonismo e envolvimento dos estudantes durante toda a programação do evento e parabenizo a equipe organizadora”.

Com isso, o IFNMG campus Almenara certifica-se da qualidade do ensino ofertado na instituição, a qual transcende a sala de aula e, não obstante, coloca o(a) estudante em contato com situações e aprendizagens significativas e, para além disso, cria memórias que farão parte da existência do indivíduo.

WhatsApp Image 2023-05-23 at 15.48.54 (1).jpeg WhatsApp Image 2023-05-23 at 15.48.54 (3).jpeg

WhatsApp Image 2023-05-23 at 15.48.54 (2).jpeg WhatsApp Image 2023-05-23 at 15.48.54.jpeg

WhatsApp Image 2023-05-23 at 15.48.54 (4).jpeg