Portal IFNMG - Campus Almenara realiza Jornada Pedagógica para marcar o início do Ano Letivo de 2023 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 02 de Maio de 2023, 19h48 | Última atualização em Terça, 02 de Maio de 2023, 19h48
Jornada Pedagógica 2023

Aconteceu nos dias 17 e 18 do mês de abril, no Auditório do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, campus Almenara, a Jornada Pedagógica de abertura do ano letivo de 2023, a fim de discutir os principais desafios da gestão e tratar de temas relevantes para as atividades docentes durante o corrente ano letivo.

Um café da manhã coletivo abriu o evento e, logo após, o mestre de cerimônias e Coordenador de Ensino, Inácio Lima, recepcionou os presentes, juntamente com as falas do Diretor Geral Joaquim Neto, que apresentou os novos servidores e prestou contas da gestão, e com a Diretora Substituta de Ensino, Gilvânia Meireles, que agraciou a todos com boas vindas. Como lembrança desse momento, foi distribuído a todos um Kit contendo bolsa, agenda, caneta, bloco e uma garrafa para água.

Na manhã do primeiro encontro, foram apresentados pelos professores Leonardo Augusto e Cláudia Adriana os resultados das avaliações diagnósticas efetuadas no ano de 2022, alvo de apontamentos e discussões pelo colegiado presente. A finalização da parte da manhã ficou por conta do debate sobre a inteligência artificial ChatGPT: desafios e oportunidades, em que os professores Leonan Teixeira e Valdete Gonçalves expuseram situações envolvendo a IA (Inteligência artificial) e as ações e as atividades de ensino aprendizagem no campus. No início da tarde, a psicóloga do campus, Poliany Cruz, apresentou um levantamento feito sobre a saúde mental no campus. Em seguida, o professor Arnaldo Mayr argumentou sobre o regulamento e a comissão disciplinar do campus, e o colegiado presente ponderou e questionou sobre os temas. Após o intervalo, Ana Paula Froes (AEE) ofertou um minicurso de Libras, a fim de criar um ambiente favorável para receber novos alunos com necessidades especiais. Concluída essa atividade, o Diretor de Planejamento do campus, Hugo Leonardo, apresentou um relatório financeiro com os desafios propostos devido à redução no orçamento. O segundo dia do evento contou com a participação da PROEN, representada pelos professores Wallas Jardim (Diretor da Diretoria de Ensino) e Maria Flávia (Diretora de Assuntos Estudantis), que, em primeiro momento apresentaram os resultados e as novas propostas da PROEN e, em segundo momento, apresentaram resultado de pesquisa sobre as formas de ingresso no IFNMG, para que fosse discutido pelo colegiado e, posteriormente, escolhida a nova forma para ingresso nos cursos do campus Almenara.

Para além das palavras, vejam as fotos abaixo que retratam muito bem nosso encontro.