Portal IFNMG - Coordenação do Curso de Cuidador Infantil promove Debates Transdisciplinares por meio de Ciclo de Palestras Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Coordenação do Curso de Cuidador Infantil promove Debates Transdisciplinares por meio de Ciclo de Palestras

Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 10h35 | Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 10h43

Durante a 2ª edição do Curso de Cuidador Infantil modalidade Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (FIC), decorrido entre os meses de setembro e novembro deste ano, diversas palestras foram ministradas por convidados de referência em suas respectivas áreas de atuação.

Na aula inaugural do curso, a psicóloga Izabel Ribeiro, idealizadora e coordenadora do projeto voluntário Valores Humanos, discutiu a importância do desenvolvimento dos valores humanos nas crianças pelos cuidadores, adotando como uma das estratégias o ensino de valores por meio da narração de estórias (metáforas). Izabel Ribeiro é psicóloga clínica de crianças, adolescentes e adultos há mais de 20 anos. Pioneira na cidade no trabalho com Terapia Breve, é Trainer (especialista) em Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de PNL (SBPNL). Formada em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), membro da Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva (ABPC) e membro da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL). É ainda autora do livro “Valores Humanos, a revolução necessária ― Um Manual de Vida”.

 

 

Em 13 de setembro, a assistente social do IFNMG Campus Teófilo Otoni, Larisse Colen, debateu de forma dinâmica o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Nº 8.069/1990.

Na oportunidade foram apresentados os mecanismos de  proteção integral à criança e ao adolescente, além da discussão de casos reais que permearam a carreira da profissional.

 

 

 

No dia 19 de setembro, a analista técnica do SEBRAE-MG, Kamilla Domingos, apresentou o tema “Empreendedorismo no Cuidado Infantil”, discutindo as diversas possibilidades de atuação do profissional e as características de um bom empreendedor, como a busca de oportunidades, iniciativa, persistência, exigência de qualidade e eficiência, dentre outras.

 

 

 

Também houve a participação do advogado Yuri Rocha, que no dia 27 de setembro abordou as matérias “Reforma trabalhista e regulamentação do trabalho doméstico”, uma vez que a ocupação de Cuidador se enquadra no vínculo de emprego doméstico. O advogado traduziu termos e procedimentos complexos da área, além de atender aos diversos questionamentos do público ouvinte.

 

 

Durante os dias 03 e 04 de outubro, a psicóloga do IFNMG Campus Teófilo Otoni, Paula Pontes do Espírito Santo, expôs as considerações sobre a temática “Desenvolvimento Infantil” e suas alterações, apresentando a importância dos estímulos ambientais para o desenvolvimento de habilidades pelas crianças e as abordagens às crianças com necessidades específicas.

 

 

 

Em 24 de outubro, a consultora em Aleitamento Materno e Sono Infantil, instrutora de Shantala e fundadora do Projeto Alma, Enfermeira Ayanda Monteiro, apresentou os aspectos teóricos e práticos dos principais cuidados com o recém-nascido, abordando as melhores práticas na prestação do cuidado e dirimindo mitos e tabus disseminados entre o senso comum. Na oportunidade, a profissional realizou diversas demonstrações de procedimentos práticos e simulações de situações-problema, a fim de estimular nas alunas um pensamento crítico e transformador a respeito dos temas relacionados ao cuidado com recém-nascidos e bebês.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página