Portal IFNMG - Aconteceu no Último Fim de Semana Mais um Módulo do Curso de Agricultor Orgânico Ofertado pelo IFNMG Campus Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 15h42 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 07h27

Nos dias 19 e 20 de agosto, no assentamento Fritz, em Teófilo Otoni, foi realizado o 1º módulo do Curso de Agricultor(a) Orgânico(a) e Agroecológico(a), promovido pelo IFNMG Campus Teófilo Otoni em parceria com o Núcleo Mucuri de Agroecologia, com o tema: “Manejo e Conservação de Solo e Água”.
Entre julho de 2017 e fevereiro de 2018, dentre módulos e intercâmbios, o Núcleo oferecerá o referido curso para 40 pessoas do território do Mucuri, dentre agricultores familiares, quilombolas, estudantes, profissionais da área de assistência técnica, extensão rural e meio ambiente, lideranças da sociedade civil e gestores públicos. Associado ao referido curso, serão promovidas ações e implementação de tecnologias sociais na busca da sustentabilidade ambiental e da produção agroecológica.

A iniciativa, dentre outros objetivos, visa influenciar e oferecer subsídios para formulação de políticas públicas com bases agroecológicas. O modelo agroecológico propõe aliar técnicas ecológicas de cultivo que sejam economicamente viáveis e socialmente justas à necessidade de mudança das formas de lidar com a terra e recursos naturais.

No último final de semana, a equipe do Núcleo Mucuri de Agroecologia desenvolveu junto aos cursistas e moradores do assentamento Fritz, uma série de atividades, onde destacam-se as rodas de conversas. Nesse espaço, os participantes puderam conhecer, através do relato dos moradores do lugar, um pouco do histórico da comunidade, quanto ao processo de ocupação da terra e as formas de manejo dos recursos naturais ao longo dos anos, especialmente a disponibilidade de água e uso do solo. O momento contou com a troca de vivências entre os envolvidos, promovendo registros carregados de significado. Após o diálogo sobre a comunidade, que foi mediado por Deliene Gutierrez (GEPAF/UFVJM e IPR), uma das professoras do curso, os cursistas foram conduzidos por uma caminhada pela comunidade. Durante o percurso, guiado pelos professores Ivan Carlos e Lucas Ferrari(IFNMG Campus Teófilo Otoni), puderam observar os níveis de conservação do solo e das fontes de água, a produção dos alimentos dos quintais, a erosão provocada por formas de manejo degradadoras do ambiente, os inúmeros desafios para o cultivo, além das possibilidades de transformação da realidade, através de alternativas sustentáveis. As atividades do primeiro dia foram encerradas com a exposição dialogada do professor Ivan, que enfatizou as observações da paisagem que foram feitas durante o dia, apontando tecnicamente suas possíveis causas, as consequências e potencialidades do cenário.

A etapa prática, realizada na manhã do domingo, foi norteada pelo colaborador Carlos Júnior (SEMAD), que diante do contexto abordado, demonstrou aos cursistas as possibilidades de cultivo com base nos sistemas agroflorestais, mais conhecidos como SAFs, que aliam culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. Essa iniciativa representa o esforço à amenização das limitações do terreno, a minimização dos riscos de degradação que a atividade agrícola traz e a otimização da produtividade. Além disso, foi oferecido momentos práticos de marcação de curvas de nível e construção de cordões de vegetação, orientados pelo Prof. Ivan Carlos(IFNMG Campus Teófilo Otoni), além plantio de mudas e manejo dos recursos disponíveis, com Carlos Júnior.

O evento contou com representação de lideranças de inúmeras instituições públicas e privadas e da sociedade civil. A execução do módulo contou com os esforços das equipes do Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (GEPAF/UFVJM); do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG); da Pastoral Rural da Diocese Teófilo Otoni; do Instituto Pauline Reichstul (IPR); da Rede de Ensino Doctum e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). Este projeto é apoiado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SEDA/MG) e pela FAPEMIG através do convênio AUC 0047-16. Apoio logístico: Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento de Teófilo Otoni e Instituto Estadual de Florestas(IEF). (Fonte: Núcleo Mucuri de Agroecologia).