Portal IFNMG - Alunos do IFNMG Campus Teófilo Otoni Participam de uma Simulação da Assembleia Geral das Nações Unidas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 11h17 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2017, 11h20

Alunos do IFNMG Campus Teófilo Otoni participam de uma simulação da Assembleia Geral das Nações Unidas

Entre os dias 18 e 19 de agosto de 2017 ocorreu nas dependências do Campus Teófilo Otoni o evento IF-ONU, uma proposta de simulação, em escala local, de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de um projeto de ensino no âmbito da disciplina de Geografia promovido pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Teófilo Otoni que permite aos alunos a vivência de um ambiente diplomático a partir da discussão de aspectos da geopolítica mundial e de assuntos contemporâneos.

Os alunos foram divididos em 04 grandes grupos (comitês) e foram corresponsáveis pela organização e coordenação do evento que contou ainda com a supervisão e participação de servidores do Campus Teófilo Otoni no processo de mediação dos debates. Os discentes representaram as delegações dos seguintes países: EUA; Brasil; Reino Unido; China; Rússia; Síria; Israel e Alemanha.

No primeiro dia do evento, foi realizada uma Mostra de Embaixadas um espaço onde foram expostos aspectos culturais, ambientais, socioeconômicos e geográficos de cada um dos países representados. Em seguida, os alunos iniciaram os debates nos comitês que versaram sobre temáticas diversas como a utilização de agrotóxicos, o comércio de armamentos e os direitos dos refugiados. No segundo dia, as propostas apresentadas em cada um dos comitês foram lidas na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), na qual cada comitê apresentou suas conclusões e proposições em carta aberta à comunidade.

A partir da vivência dos alunos no evento interno, foi definida ainda a delegação de alunos que representará o campus Teófilo Otoni no evento SIC-ONU realizado anualmente pelo Instituto de Ensino Superior Integrado-IESI / FENORD.