Portal IFNMG - Alunos e servidores do IFNMG Campus Teófilo Otoni participam de ação solidária de Natal em Instituições de Longa Permanência para Idosos em Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 24 de Janeiro de 2017, 16h30 | Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2017, 14h33

Nos dias 26 de novembro e 03 de dezembro, alunos e servidores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Teófilo Otoni promoveram ação solidária junto aos residentes de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos em Teófilo Otoni.

AÇÃO 7

No dia 26, alunas do Curso de Cuidador de Idoso (FIC), acompanhadas das professoras Luara Neves e Maíra Rezende, visitaram os residentes do Lar Alziro Zarur, fundado em 1963 e mantido pela Legião da Boa Vontade (LBV). Na oportunidade, foram feitas ações de acolhimento e auto-apresentações, as quais tiveram como objetivo estabelecer relações interpessoais, apoio psicológico e escuta terapêutica. Ainda foram distribuídos kits de higiene pessoal, perfumes e bijuterias, a fim de estimular o auto-cuidado e a autoestima dos idosos e das idosas.

AÇÃO 4

A visita nos sensibiliza para a condição do envelhecimento e da velhice em nossa sociedade e a importância de cultivar e valorizar cada dia mais nossa saúde, nossa família, nossas relações com o outro e com a natureza”, afirma Gracietta Scapelatto, aluna do Curso Cuidador de Idoso.

AÇÃO 5

No dia 03 de dezembro, foi realizada uma Tarde de Convivência no Recanto Frei Dimas, entre servidores, alunos, residentes e funcionários. A ação contou com exibição de serestas e moda de viola, café coletivo e distribuição de presentes angariados pelos alunos do 1º ano do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio junto aos discentes dos demais cursos, servidores e familiares, por meio de um sistema de “apadrinhamento”. Ainda foram captados para doação materiais de higiene pessoal e fraldas descartáveis. Para além da entrega de presentes, o escopo do evento baseou-se na experiência de empatia e solidariedade, na aproximação afetuosa e terna entre os envolvidos, na busca pela construção de vínculos que sejam continuados.

AÇÃO 2

A aluna Tayná Gazel ressaltou a importância da presença do IFNMG nos espaços sociais: “a escola não é só para formar um profissional, um técnico. Ela também precisa discutir e promover a formação do estudante em sua condição humana e social. A escola não pode ser uma ilha”.

AÇÃO 3

A aluna Anna Luiza torce para que esta não seja uma ação isolada: “não podemos permitir que nossa mobilização termine aqui. Que ela seja apenas o começo de muitos projetos a serem propostos, de maneira contínua, não apenas neste, mas em vários outros espaços da cidade”.

AÇÃO 1
Os alunos e servidores presentes às ações agradecem a acolhida e receptividade dos funcionários das respectivas instituições.

AÇÃO 6