Portal IFNMG - Semana do Meio Ambiente: Campus Teófilo Otoni teve palestras e mostra de animas taxidermizados Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2016, 11h53 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2016, 11h57

Os alunos do IFNMG-Campus Teófilo Otoni participaram no último sábado, dia 4, de três ações relativas à Semana do Meio Ambiente. Foram ministradas duas palestras acerca da importância do meio ambiente e uma mostra de animais silvestres taxidermizados (animais mortos cujos corpos foram preservados por técnicas específicas, para exibição ou estudo).

A primeira palestra foi proferida pela sargento Júnia e pelo cabo Ladeira, referente ao papel da Polícia Ambiental na conscientização da população quanto à importância da conservação da natureza. Segundo a sargento Júnia, a Polícia Ambiental, antes, era vista somente como um órgão de punição e aplicação de multas que não conseguia se aproximar da população. Com a identificação desse problema, a Polícia iniciou um trabalho de educação ambiental para se aproximar da população por meio de palestras, oficinas, projetos e ações, criando uma relação mais amistosa entre as partes. Isso contribuiu e contribui para facilitar o trabalho de fiscalização e orientação da população.

Após essa palestra, foi realizada uma mostra de animais taxidermizados. Esses integram um museu itinerante da Polícia Ambiental que tem como objetivo oferecer à população a oportunidade de contato com animais silvestres. Os animais da mostra foram encontrados mortos, muitas vezes por atropelamento e levados para serem taxidermizados. A técnica utilizada para esse procedimento foi aprendida na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e consiste no tratamento do couro do animal e substituição dos órgãos por palha ou pó de serra, para que mantenham a aparência de quando estavam vivos.

A referida mostra é constituída de vários animais silvestres, cascavel, frango d’água, jaguatirica, porco espinho, gambá e lobo guará. Segundo o cabo Ladeira, é possível afirmar que a falta de conhecimento e contato com a fauna silvestre faz com que não seja despertado o sentimento de conservação. Dessa forma, a mostra da Polícia Ambiental possibilitou fornecer aos alunos o contato direto com os animais, conhecimento de nomes, hábitos e curiosidades, despertando em cada um a responsabilidade pela conservação.

Ativismo

A segunda palestra foi proferida por Alice Godinho, ativista ambiental e presidente da ONG Pró-Rio Todos os Santos e Mucuri, que levou aos alunos sua experiência de vida no ativismo ambiental em defesa dos rios. A palestrante fez um relato da evolução do desmatamento da Mata Atlântica na região e sua substituição por atividades agropecuárias, pastoris e industriais.
Segundo Alice Godinho, o processo econômico, mais uma vez, contribuiu para o enriquecimento de poucos e a população não se beneficiou. Ela destacou que a região é a de maior degradação ambiental do estado de Minas Gerais. Isso porque, com a substituição da vegetação nativa e aumento da população local, houve o crescimento da demanda por áreas e também aumento do consumo de água.

Segundo a presidente da ONG, vêm sendo realizadas expedições para se conhecer a real situação dos Rios Todos os Santos e Mucuri, com apoio de instituições públicas e privadas. A partir dessas investigações, a ONG está trabalhando para criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Vale do Mucuri. Ao final da palestra, dona Alice convidou o IFNMG, tanto os servidores quanto os alunos, a se comprometerem com a  luta pela natureza e finalizou: “O que me motivou a ser ativista ambiental é a noção de que a minha geração é a responsável pela atual situação. Quero deixar um trabalho em prol da natureza que ajudamos a destruir para que esta e as futuras gerações tenham o direito a usufruir”.

Fonte: Professor Alexandre Petusk