Portal IFNMG - Missão na Holanda abre portas para cooperação e intercâmbio Ir direto para menu de acessibilidade.

Missão na Holanda abre portas para cooperação e intercâmbio

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2016, 11h35 | Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2016, 11h52

Professor Ivan (à esq.) visita laboratório de tecnologia em água em universidade holandesa

Estreitar os contatos iniciais feitos com instituições de ensino, empresas e governo holandês e estudar as formas de inserir o IFNMG nos convênios e parceirias prospectados. Foi com essas “missões” que os professores Carla Pereira Silva, assessora de Relações Internacionais, e Ivan Carlos Carreiro Almeida, professor da área de Agronomia e coordenador de Pesquisa do Campus Teófilo Otoni, voltaram da Holanda.

Como representantes do Instituto, eles participaram, entre o final de março e o início deste mês, de uma missão oficial àquele país, promovida pelo Governo de Minas. Organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), a viagem contou com a participação de representantes de outras instituições públicas de ensino superior mineiras. Na Holanda, foram recebidos por representantes de universidades aplicadas e do governo da província de Noord Brabrant.

A primeira visita foi na Avans University of Applied Sciences, onde houve palestras sobre a importância da cooperação internacional em ciências aplicadas e mostras das experiências adquiridas com o Living Lab Biobased Brazil - consórcio de empresas, universidades e agências de fomento à pesquisa brasileiras e holandesas, com foco em projetos de educação e pesquisa aplicada na área de biobased economy (economia de base biológica, apoiada em tecnologias sustentáveis).

As visitas também aconteceram à Universidade de Wageningen, considerada a melhor do mundo na área de ciências agrárias, onde houve palestras sobre estratégias do governo e estudos de pesquisadores nas áreas de biomassa, bionergia e biocombustiveis; à Universidade de Ciências Aplicadas HAS, onde a comitiva conheceu os cursos ofertados e as linhas de pesquisas voltadas para o biobased; à Escola Técnica Helicon, GreenTech – campus, que desenvolve ensino voltado para o reaproveitamento de resíduos para a produção de bioprodutos, voltado principalmente para a área de energia renováveis –; e às Universidades NHL/Wetson, que desenvolvem vários projetos de tratamento de água e esgoto e produção de biogás.

A programação da comitiva mineira incluiu, ainda, momentos com empresários holandeses e, no último dia, visita ao Ministério da Educação da Holanda, em Haia.

Parcerias

Os professores do IFNMG Carla e Ivan Carlos enfatizam que todas as instituições de ensino com as quais fizeram contatos, bem como o governo holandês e da província de Noord Brabrant e as empresas demonstraram interesse em desenvolver parcerias, que podem reverter-se em projetos de pesquisa e extensão e intercâmbio de estudantes e professores.

Professora Carla (à dir.) faz contatos com estudantes holandeses interessados em vir estagiar no Brasil

Segundo Carla Silva, a Arinter vai, agora, investir na divulgação da perspectiva da biobased economy internamente, no IFNMG, pois isso será fundamental para o desenvolvimento de projetos conjuntos com as universidades holandesas. “Acredito que há um potencial muito grande para cooperação, especialmente, envolvendo projetos de extensão ou pesquisa que se relacionem com os arranjos produtivos e sociais locais e os biomas das nossas áreas de abrangência”, diz a professora. “A partir desses projetos, poderemos realizar o intercâmbio entre professores e alunos brasileiros e holandeses”, aposta.

Mas, para que esses intercâmbios se efetivem e seja viável a participação de professores e alunos do IFNMG, é necessário que eles dominem a língua inglesa. Segundo o professor Ivan Carlos, a exigência das instituições holandesas nesse quesito é bem alta,  sendo necessárias notas entre 80 e 100 pontos no exame de exame internacional Toefl (test of english as a foreign language – teste de inglês como língua estrangeira). Daí a necessidade de se formentar ainda mais os programas de aprendizado da língua inglesa no IFNMG e de que os interessados dediquem-se com afinco a aprender o idioma.

No próximo mês de maio, está agendada a vinda de uma comitiva de professores holandeses a Minas Gerais e a Arinter negocia, junto à Sectes, a possibilidade de visitarem algum dos campi do IFNMG.

Finaciamento

A participação da Arinter do IFNMG na missão à Holanda foi custeada pela Fapemig, por meio de recurso prospectado pelo Edital nº 11/2014.