Portal IFNMG - NEABI promove ação no Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 13h06 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 11h09

IMG 0346

No dia 21 de março de 2019 o NEABI do Campus Pirapora promoveu um dia de reflexão em alusão ao Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial que contou com a participação de servidores e alunos do ensino médio.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), este dia faz referência ao “Massacre de Sharpeville”, quando nessa data, em Joanesburgo, África do Sul, 69 manifestantes foram mortos e 186 feridos pelo exército local ao protestarem pacificamente contra a “Lei do Passe”, que obrigava os negros a portarem cartões de identificação nos quais constavam os locais aonde eles poderiam ir.

Em sua fala, a presidente do NEABI, Keuchirlane Soares Silva, destacou a importância das lutas contra a discriminação racial, como ocorreu na repressão ao Apartheid na África do Sul, e da instituição de leis que visem superar a histórica exclusão da população negra.

O professor Júlio Cipriano, secretário do NEABI, destacou como exemplo de combate à exclusão e luta pela igualdade de oportunidades abordando discutindo políticas públicas e as ações afirmativas que estabelecem as cotas sociais e raciais para o ingresso em universidades públicas e instituições de ensino federal, como no caso do IFNMG.

IMG 0323

Na oportunidade, a professora e vice-presidente do NEABI, Brenda Kymberlly Souza Gomes apresentou as atividades realizadas pelo Núcleo ao longo do ano de 2018 e convidou os alunos a conhecerem e participarem do NEABI e das atividades propostas para 2019.

IMG 0314

A aluna Ana Clara Nunes relatou a sua experiência como membro do Núcleo e como isso tem contribuído para a sua formação desde o ingressou no IFNMG Campus Pirapora no curso Técnico Integrado de Vendas.

IMG 0336 IMG 0317

O evento contou ainda com a apresentação artística da aluna do Integrado de Edificações e também membro do NEABI, Pâmela Maressa Batista, que emocionou a todos com sua performance poética.

NEABI

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI atua como órgão proponente e consultivo com a finalidade de promover a discussão das relações étnico-raciais e contribuir para a promoção da equidade racial. Desde 2018 desenvolve diversas atividades no Campus Pirapora, dentre as quais, o projeto “Cineclube Brava Gente”, que por meio da exibição e debate de filmes, com sessões gratuitas e mensais, realiza uma ação integrada entre os alunos do IFNMG, escolas da rede pública e comunidade de Pirapora.

Instagram: @neabi.pirapora

Facebook: facebook.com/neabi.pirapora