Portal IFNMG - Que curso é este? Graduação em Engenharia Civil objetiva formar protagonistas do desenvolvimento em todo o Brasil Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Que curso é este? Graduação em Engenharia Civil objetiva formar protagonistas do desenvolvimento em todo o Brasil

Publicado: Terça, 17 de Maio de 2016, 14h02 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2016, 15h48
imagem sem descrição.

Os cursos de graduação em Engenharia Civil oferecidos no Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), ainda não atendem à demanda, já que há a projeção de uma escassez de engenheiros no Brasil até 2020. Contribuindo para mudar esse cenário, o IFNMG-Campus Pirapora oferecerá a partir de agosto o curso de Engenharia Civil.

A coordenadora do curso, Gilda Laysa Oliveira de Gouveia, explica que o fato de não haver nenhum curso de Engenharia Civil considerando um raio de 150 Km de Pirapora favorece o mercado de trabalho para os novos profissionais que se formarão na região. “Se considerarmos somente as instituições públicas, a carência de formação nessa área ainda é maior, já que a oferta do curso de Engenharia Civil é ainda mais restrita. Além disso, devemos pensar em formar profissionais que se destaquem em qualquer região do país, tendo em vista que poderemos receber estudantes de diversas regiões, por se tratar de um curso público, oferecido por uma Instituição Federal de renome”, afirma a coordenadora, que acredita que os novos engenheiros poderão contribuir para o desenvolvimento do Norte de Minas, incluindo os municípios adjacentes de Buritizeiro, Ibiaí, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Lassance, Riachinho, Santa Fé de Minas, São Romão, Várzea da Palma, entre outros.

Para formar um profissional que contribua para o desenvolvimento regional e nacional, o IFNMG conta com professores que têm ampla experiência, tanto com a docência quanto com a vida profissional de um engenheiro civil. A coordenadora informa que há professores cursando mestrado e doutorado e com ampla experiência nas áreas de construção,Foto 2 Laboratório de Edificações estruturas, geotécnica, hidráulica e saneamento. O quadro docente conta, ainda, com nove professores engenheiros civis e cinco da área de Arquitetura. Quanto à estrutura, o curso também contará com laboratórios, como o de Edificações (foto ao lado). “Por isso, acreditamos que poderemos auxiliar muito os nossos acadêmicos sob vários aspectos, como a possibilidade de condução de um programa de estágio mais produtivo, devido a prática com o canteiro de obras e também, por meio dos trabalhos de pesquisa e extensão”, destaca a Gilda.

Estágio

O estágio, conforme esclarece a coordenadora do curso, visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o mundo do trabalho. Configura-se em um instrumento de integração teórico/prático, aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano. 

A prática do estágio poderá ser realizada em empresas, instituições públicas ou privadas, ou através de profissionais liberais de nível superior (devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, quando houver) devidamente conveniados e/ou cadastrados no IFNMG- Campus Pirapora, que apresentarem condições de proporcionar experiências práticas na área de formação do discente.

O acadêmico do curso de Engenharia Civil poderá efetuar a matrícula no estágio curricular supervisionado obrigatório a partir do 8º período do curso, sendo necessário cumprir uma carga horária mínima de 160 (cento e sessenta) horas de estágio. Gilda comunica que a Diretoria de Extensão do Campus está em processo de negociação com as prefeituras dos municípios vizinhos para estabelecer convênios de estágio entre as Prefeituras e o IFNMG-Campus Pirapora de modo a garantir maior oferta de vagas de estágio nas instituições públicas da microrregião. “Tal proposta partiu de um dos professores do nosso corpo docente que fez os primeiros contatos com as autoridades do poder municipal”, disse Gilda.

Pioneirismo em prol do desenvolvimento

A coordenadora Gilda está ansiosa para receber a turma pioneira de Engenharia Civil no Campus Pirapora. Além de garantir os ensinamentos estritamente ligados ao exercício da profissão, o curso ofertará disciplinas que abordarão Ética, Direitos Humanos, Relações Étnico-raciais e a temática afrodescendente, com a intenção de formar um cidadão capaz de compreender o meio social, político, econômico e cultural em que se encontra inserido. “Queremos estimular os nossos alunos a se comprometer com a justiça social, equidade, cidadania, ética, preservação do meio ambiente, transparência e gestão democrática”, defende Gilda.

Campus PiraporaPara Gilda, a importância do curso está atrelada à importância do engenheiro cilvi para a sociedade. Ela pontua que o engenheiro civil está sempre ligado ao desenvolvimento. “Ele é o profissional responsável pelas obras de infraestrutura em nosso país. Partindo do planejamento urbano, que provoca o caos nas cidades, seja em saneamento, seja em estradas e ocupação desordenada do solo. Podendo atuar em obras especiais como construção de rodovias, pontes, barragens e túneis. Por isso a sua importância para a sociedade”, ressalta Gilda.

Como ingressar

São oferecidas 40 vagas para a primeira turma do curso, sendo que 50% (cinquenta por cento) das vagas são reservadas para estudantes oriundos da Rede Pública de Ensino, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo. O IFNMG também reservará 5% (cinco por cento) do total de vagas para pessoas com deficiência.

Os interessados precisam se inscrever no site www.ifnmg.edu.br/vestibular e realizar provas, no dia 12 de junho, de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Língua Espanhola ou Língua Inglesa), Redação, Matemática e Física. As inscrições terminam no dia 22 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 35,00. O curso é totalmente gratuito.

Informações importantes

Curso: bacharelado em Engenharia Civil
Local: IFNMG-Campus Pirapora
Turno: diurno
Tempo da graduação: 5 anos
Vagas: 40
Inscrição: até o dia 22 de maio
Provas: 12 de junho (matutino e vespertino)
Valor da inscrição: R$ 35,00

Faça aqui sua inscrição

Leia mais em:

IFNMG oferece para o 2º semestre mais de 600 vagas para cursos técnicos e superiores

Inscrições para o Processo Seletivo e Vestibular terminam no dia 22 de maio

Fim do conteúdo da página